Top

O que é o levantamento fotográfico para a arquitetura de interiores?

O trabalho do arquiteto não pode ser resumido apenas à elaboração de desenhos técnicos. Em verdade, o ato de projetar começa muito antes disso e segue por etapas diferentes. Seu cumprimento é de fundamental importância para o sucesso da empreitada porque problemas podem surgir a qualquer momento, como dúvidas relacionadas ao ambiente estudado. Então, um levantamento fotográfico inicial, bem eficiente e completo, por exemplo, é a maneira simples de responder as questões mais banais e evitar retornos ao local da obra.

(imagem extraída de Pixabay)

+ Levantamento físico e estudo preliminar

A primeira etapa do Projeto Arquitetônico é realizada através de uma tentativa gráfica, por parte do profissional, de responder os problemas de construção. Essas soluções já são o produto de uma investigação anterior, um diagnóstico feito com base no ambiente, nos seus usuários e suas limitações, necessidades, hábitos, desejos e preferências. Em arquitetura esse momento é chamado de briefing, levantamento métrico e fotográfico.

O arquiteto vai à propriedade do cliente e ambos conversam. Desse modo, eles traçam as diretrizes básicas para a concepção do projeto e execução dos serviços. Um exemplo é o programa de necessidades. Só que além do papel e caneta é preciso se ter em mãos trenas e máquinas fotográficas – ou outro aparelho eletrônico, como celular e tablet – para completar o registro da situação de como se encontra o imóvel. Faz-se, nessa etapa, fotos, croquis e medições no local da obra.

(imagem extraída de Pixabay)

+ Levantamento fotográfico

Quanto mais fotos – em diferentes ângulos e o mais alto possível, para enquadrar a imagem – o arquiteto fizer dos interiores estudados melhor. Certamente, seu entendimento desses espaços será, por isso, muito mais aprofundado. E esses registros nem precisam ser feitos com uma máquina sofisticada. Pode se utilizar um simples celular. O único pré-requisito é que a câmera seja de boa resolução.

O registro fotográfico do imóvel não precisa – e nem deve – acontecer de qualquer forma. É importante voltar à atenção aos detalhes fundamentais, como os elementos arquitetônicos – vigas, pilares, colunas, parapeitos e mais. Embora também seja necessário gravar imagens gerais do ambiente para avaliar a real conservação do imóvel, como suas dimensões gerais, infraestruturas e patologias pré-obra. Com os ângulos certos, essas imagens podem revelar coisas importantes como incidências solares, de ventos, fluxos de pessoas e outros. Por isso, a investigação preliminar é tão necessária.

(imagem extraída de Pixabay)

+ Desenvolvimento projetual

Num primeiro momento, o levantamento fotográfico fará parte da elaboração dos relatórios de campo, briefing e Estudo Preliminar. As fotos irão ajudar a resgatar na memória situações que, de início, possam ter passado despercebidas. Mas, no decorrer da execução dos serviços de arquitetura, essa atividade se voltará ao registro de produtos, inspirações e ambientes de referência e interesse do projetista para o aprimoramento da proposta. E quando chegar o momento da execução da mesma, o arquiteto utilizará os registros fotográficos como meio de documentar a evolução final de seu trabalho, incluindo todas as vistorias feitas na obra.

(imagem extraída de Pixabay)

Então, já se sabe que para a criação de bons projetos de interiores – tanto para um ambiente isolado quanto para uma casa inteira – o serviço do projetista deve passar por várias etapas diferentes. E uma dessas etapas é, justamente, o levantamento fotográfico.

O resultado desse apanhado de informações – sobre a situação inicial do imóvel, seus elementos arquitetônicos, decorativos, infraestruturas, entre outros – dará base ao profissional para a elaboração da proposta. E o produto final de seu trabalho, resultante das etapas seguintes, serão as plantas baixas, os estudos de layout, as perspectivas eletrônicas e todo o mais que for necessário para a visualização e o entendimento das ideias.

Fonte: Capsula.


Leia Também:

Como a arquitetura influencia a fotografia (e vice-versa)?

BDE Explica: Levantamento Arquitetônico

Luz, câmera, ação! Fotografia para arquitetura

Engenheiro Civil pode ou não fazer projetos de interiores?