Top

Prêmio Cidades Sustentáveis está com as inscrições abertas, e há categoria voltada às crianças

Diversos indicadores são avaliados na segunda edição do Prêmio Cidades Sustentáveis a partir de ações em municípios de todo o país

Até o dia 30 de abril estão abertas inscrições para a segunda edição do Prêmio Cidades Sustentáveis, que é realizado em todo o país. Políticas públicas em diversas áreas da administração são reconhecidas. E um dos destaques é o Prêmio Cidade da Criança, realizado pelo Prêmio Cidades Sustentáveis e pela ONG Instituto Alana, que destaca ações de cidades e prefeituras voltadas às crianças, por uma vida saudável e pelos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA.

cidade-sustentavel-blog-da-arquitetura
Imagem: A Metrópole Sorocabana

São setenta e dois os indicadores analisados, entre eles, a área verde por habitante nas cidades, o abastecimento de água, rede de esgoto e direito à utilização de espaços públicos. O prêmio é voltado para o reconhecimento de ações das cidades, ou seja, são as prefeituras que formalizam a participação, após a adesão e inscrição no site do projeto.

O Prêmio das Cidades Sustentáveis integra diferentes categorias de análise: Bens Naturais Comuns, Criança, Cultura, Educação para a Sustentabilidade, Esporte, Governança, Mobilidade e Saúde. A divulgação dos ganhadores irá acontecer em agosto deste ano. O prêmio é organizado pela secretaria executiva do Programa Cidades Sustentáveis, com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Associação Brasileira de Municípios (ABM).

cidades-blog-da-arquitetura
Imagem: Eco Rede Social

Na primeira edição foram reconhecidos projetos em diferentes categorias. Como metrópole, Goiânia foi a cidade reconhecida. Sorocaba, no interior paulista, foi premiada pelas ações na categoria cidade grande, e o destaque ficou para a capital gaúcha, de Porto Alegre, por suas ações. A importância do prêmio, acima de tudo, é reconhecer e estimular ações nas cidades, que mais do que atitudes de prefeituras, têm que reconhecer o trabalho realizado pela sociedade.

Referências: Prêmio da Criança, Cidades Sustentáveis