Top

O excêntrico Bar Luce

Entrar no Bar Luce, em Milão, na Itália, é como estar no cenário de um filme de Wes Anderson. Com design de interiores assinado pelo diretor responsável por obras como Os Excêntricos Tenenbaums, Moonrise Kingdom e O Grande Hotel Budapeste, a diferença é que este espaço não será visto em nenhuma de suas películas.

Móveis e equipamentos com design retrô parecem ter sido resgatados por Anderson em uma viagem no tempo, na qual ele teria voltado à Itália dos anos 1950 e selecionado as peças em boutiques modernas daquela época. O pastel predomina em tons de azul, verde, amarelo e rosa, despertando memórias da infância e aguçando o paladar para bolos e sanduíches – além de cafés e coquetéis, é claro.

Bar-Luce2_Blog-da-arquietura

Inaugurado este ano, o Bar Luce está localizado no complexo de arte e cultura da Fondazione Prada, em um edifício com mais de 100 anos, no Largo Isarco. O bairro, que já foi ponto de prostituição e tráfico de drogas décadas atrás, está em uma área industrial e atualmente vive seu momento hype, atraindo amantes do design do mundo todo.

Além de seus próprios filmes, Anderson também se inspirou em dois clássicos do neorrealismo italiano: Milagre em Milão (Miracolo a Milano, 1951, de Vittorio De Sica) e Rocco e seus Irmãos (Rocco e i suoi fratelli, 1960, de Luchino Visconti), ambos filmados em Milão.

Bar-Luce3_Blog-da-arquietura

“Embora eu acredite que seria um cenário de filme muito bom, eu acho que ele seria um lugar melhor ainda para escrever um filme. Eu tentei torná-lo um bar no qual eu gostaria de passar minhas próprias tardes não fictícias”, afirma Wes Anderson sobre o Bar Luce.

Bar-Luce1_Blog-da-arquietura

Bar-Luce4_Blog-da-arquietura

Bar-Luce5_Blog-da-arquietura

Gostou da decoração do Bar Luce? Então aproveite para conhecer outros espaços inspirados em filmes.