Top

O banho do futuro: conheça modelos de chuveiros bem diferentes (e dicas de como escolher o seu)

Na hora da higiene, a última coisa em que se pensa é em design.  Mas, isso é algo importante, sim. O chuveiro pode ser o maior protagonista do banheiro. Esse ambiente não precisa ser um simples local de relaxamento, mas também de peças com estilo. As modernidades hoje oferecidas, devido aos avanços tecnológicos, podem transformar o visual das residências. Então, tudo é uma questão de saber escolher os modelos certos, de acordo com os gostos e as necessidades pessoais.

Veja, a seguir, alguns modelos de chuveiros e duchas nada convencionais, com design totalmente inovador:

O mesmo chuveiro, diferentes possibilidades de jatos de água. (imagem extraída de Archiproducts)

+ Tecnologia e design para chuveiros e duchas

Atualmente, existem muitos modelos diferentes de peças de design, desenvolvidas especialmente para os banheiros. Em relação ao banho, primeiro deve-se saber que duchas e chuveiros não possuem muitas diferenças significativas. Na verdade, o chuveiro é um equipamento capaz de aquecer a água. Acredita-se que ele tenha jatos mais espalhados e fracos. Ao contrário, a ducha não esquenta a água sozinha, mas possui jatos concentrados e fortes. Por isso, algumas empresas têm vendido aparelhos que integram os dois sistemas.

Dois modelos de chuveiro articulado. (imagens extraídas de Gacahome e Home Design Remodeling)
Dois modelos de chuveiro de parede que ajudam a economizar água. (imagens extraídas de Blog FM Comunicação e Living Design)

Sendo ducha ou chuveiro, o importe é saber escolher o equipamento que apresente o mais alto desempenho, autenticidade, potência, pressão da água, economia e qualidade. É interessante fugir dos modelos convencionais e investir, respeitando sempre o orçamento, nos que combinem melhor tecnologia com design.

Para uma arquitetura de interiores mais clean, os modelos quadrados de teto são os mais indicados. Os em formas orgânicas e acabamento cromado apresentam um visual suave que se adequam melhor às propostas contemporâneas. E os tradicionais combinam com os banheiros em estilo clássico.

Dois modelos diferentes de chuveiro de parede. (imagens extraídas de Casa Show e Construção e decoração de casas)
Modelos similares de chuveiro de parede. (imagens extraídas de Guia do Eletro e Pontto Lavabo)

+ Diferentes sistemas de funcionamento para duchas e chuveiros

  • Sistema digital: de fácil instalação, apresenta um painel que se comunica – às vezes até sem fio – com a unidade central do equipamento, para o ajuste de fluxo e temperatura da água.
  • Sistema elétrico e eletrônico: usa eletricidade para aquecer a água. O modelo eletrônico proporciona mais economia de luz, pois possui controle maior sobre as faixas de temperatura. Alguns vêm com uma haste prolongada, no qual o usuário pode fazer esse ajuste facilmente, ao alcance de suas mãos.
  • Sistema híbrido: funciona pelo por meio elétrico ou à gás e é compatível com aquecedores também à energia solar.
  • Sistema pressurizado: possui uma bomba embutida dentro do equipamento para fazer a pressurização da água. Indicado para situações onde há pouca pressão, como em equipamentos instalados nos andares mais altos das edificações.
  • Coluna de banho: painel instalado na parede, capaz de simular uma hidromassagem, com vários jatos de água. Pode funcionar no sistema elétrico, eletrônico, digital e híbrido.
Modelos de chuveiros com ducha circular. (imagens extraídas de Pontto Lavabo, Livre Vida e Revista Zap Imóveis)

+ Produtos já oferecidos no mercado

Há pouco tempo atrás, todos os modelos de chuveiros possuíam blindagens, estruturas operacionais e desempenho bem similares. Mas, hoje, têm-se incontáveis tipos diferentes. Alguns possuem formas arrojadas, outros têm efeitos luminosos, restritor de vazão, configurações ajustáveis e muito mais. E, claro, tudo isso influencia diretamente no preço final do produto.

Os modelos mais simples podem custar para o consumidor em torno de cem reais. Mas os mais sofisticados podem ultrapassar o valor de três mil reais. Um exemplo são os chamados ‘chuveiros inteligentes’. Eles avisam o usuário sobre o desperdício de água; possuem um sistema autolimpante, que evita o entupimentos dos orifícios por onde passam os jatos; e têm luzes de LEDs integradas.

Dois modelos de chuveiros de teto com design diferenciado. (imagens extraídas de R7 e Blog FM Comunicação)
Modelos de chuveiros com luzes integradas. (imagens extraídas de Blog FM Comunicação, Revista Zap Imóveis e Archiproducts)

As tais luzes, emitidas pelo chuveiro, não são apenas decorativas. Elas podem indicar, por exemplo, o momento de se desligar o chuveiro ou a temperatura em que está a água. Isso se dá através da mudança das cores dos feixes. Mas, infelizmente, a maioria desses equipamentos, que oferecem todas essas funcionalidades, só está disponível na Europa.

Modelos de chuveiros cascatas com aplicação de luz de LED. (imagens extraídas de Livre Vida, Construdeia e Hiper Originalvia Pinterest)

+ Os chuveiros de teto

Em verdade, os modelos de chuveiros de teto valorizam a decoração de qualquer banheiro. Como benefícios, eles oferecem uma maior queda d’água e pressão dos jatos, fazendo a atividade de tomar banho ser algo bem prazeroso. Porém, sua instalação requer alguns cuidados especiais. Ela difere dos chuveiros comuns, de parede, pois necessita de uma tubulação de água que vá até o teto. Em imóveis mais antigos, alugados ou com pé-direito baixo, isso poderá ser um problema. Então, o mais indicado é buscar, antes de tudo, a opinião profissional de um arquiteto.


Leia também:

10 chuveiros para não querer mais sair do banho

10 dicas para economizar água