publicidade

publicidade

Novidade: Autodesk firma parceria com o CAU


Uma novidade promete trazer muitas vantagens para os mais de 150 mil profissionais registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo, o CAU. Isso porque a empresa Autodesk Brasil anunciou uma parceria em que os profissionais vão ter acesso a descontos e facilidades de acesso a ferramentas fundamentais para o trabalho, como aqueles ligados ao sistema BIM (Building Information Model).

 

Imagem gráfica de um prédio, uma construção de cinco andares
Imagem: Autodesk

As vantagens valem para recém-formados, profissionais e pequenos escritórios de arquitetura. A notícia é boa, principalmente em períodos de crise. A possibilidade é de que os arquitetos adquiram o Revit LT Suite com um desconto de 35% na assinatura anual ou por três anos, tudo através do distribuidor oficial PARS, da Autodesk. O software Revit LT Suite possibilita aos usuários utilizarem ferramentas para projetos 3D BIM e 2D com Revit LT e AutoCAD LT.

Os softwares

BIM, a abreviatura de Building Information Model, ou Modelo de Informação da Construção, em uma tradução livre, é o sistema que permite a modelagem da construção com informações que incluem até mesmo o fluxo da construção. Por exemplo, desenvolver sistemas hidráulicos ou elétricos. O sistema foi desenvolvido pela Autodesk, mesma empresa que criou o AutoCAD. Com sede na Califórnia, a Autodesk é das maiores empresas na criação de software de design e de conteúdo digital.

 

Imagem de estruturas de construção sendo montadas em desenho gráfico,como peças
Imagem: Alpha Channel

O Revit LT, por sua vez, é uma ferramenta de BIM 3D, voltada à criação de projetos de arquitetura em 3D, cujo valor atual, por um ano, é de R$965,55. Já o AutoCAD® Revit LT™ Suite oferece, além do BIM 3D, ferramentas de rascunho 2D do AutoCAD LT no mesmo pacote. O valor anual para adquirir este software é de R$1824,05 ao ano.

 

Imagem gráfica do programa Revit, com imagem de estrutura sendo desenhada no programa
Imagem: Youtube

A Autodesk já possibilita acesso gratuito a estudantes e educadores da área. Os programas foram disponibilizados até como forma de testar a recepção do público e de maneira com que os estudantes tenham acesso aos mesmos programas, com os mesmos recursos – apenas com a marca d’água “para fins educacionais”. Para utilizar, é necessário fazer um cadastro no site da Autodesk, e a licença estudantil passa a ser válida por tempo determinado e inclui softwares como o AutoCAD, o Revit e o Maya (utilizado em animação 3D).

Como obter as vantagens?

Para ter acesso à condição especial da Autodesk, o interessado deve entrar em contato com a PARS pelo e-mail: comercial.autodesk@pars.com.br ou telefone (21) 2122-0800.

E quanto as vantagens, voltadas a profissionais registrados no CAU, se deve ao fato de que conforme a Lei 12.378/2010, o registro no CAU é pré-requisito obrigatório para exercer a profissão de arquiteto ou urbanista no Brasil.

Referências: AutodeskCAU, Autodesk Education


publicidade

publicidade