Ícone do site Blog da Arquitetura

Nova York recebe protótipo de parque subterrâneo

Parque-subterrâneo2_blog-da-arquitetura

A cidade de Nova York pode receber o primeiro parque subterrâneo do mundo. Um modelo em escala real do projeto foi inaugurado recentemente, demonstrando sua viabilidade. Se for aprovado, o parque em tamanho real será implantado no Lower East Side de Manhattan.

Batizado de Lowline Lab, em referência ao parque elevado nova-iorquino High Line, o protótipo de 464 m² foi instalado no Essex Street Market e utiliza tecnologia solar que reproduz a luz natural necessária para o desenvolvimento das plantas.

Caso a ideia seja bem-sucedida, seus criadores tentarão convencer as autoridades públicas de Nova York a investirem no parque subterrâneo, comprovando a eficiência da tecnologia e do design para criar uma área verde que pode ser desfrutada nas quatro estações do ano, faça sol, chuva ou neve na maior cidade do mundo.

No início do ano, os organizadores do Lowline lançaram uma campanha bem-sucedida no Kickstarter, arrecadando quase US$ 225 mil e mostrando que o público acredita no empreendimento e quer vê-lo se tornar uma realidade.

Apesar de serem inovadores, projetos subterrâneos não são exatamente uma novidade: recentemente, Londres recebeu a primeira fazenda subterrânea do mundo, criada em um antigo abrigo anti-bombas da Segunda Guerra Mundial.

Sair da versão mobile