Ícone do site Blog da Arquitetura

Nova York planta 1 milhão de árvores em oito anos

nova-york1_blog-da-arquitetura
(Foto: Emily Kinsolving)

Em 2007, o então prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, anunciou o projeto MillionTrees NYC, que estabeleceu a meta de plantar 1 milhão de árvores na cidade até o ano de 2017. Porém, a “Big Apple” conseguiu alcançar o número dois anos antes do prazo.

Com a intenção de reduzir as emissões de gases nocivos, diminuir os efeitos das ilhas de calor e melhorar a qualidade de vida de seus mais de oito milhões de habitantes, o programa de reflorestamento urbano chegou à árvore de número 1 milhão em 3 de novembro, no Bronx, segundo bairro com mais mudas plantadas (280 mil), perdendo para o Queens (285 mil) e à frente do Brooklyn (185 mil), Staten Island (175 mil) e Manhattan (75 mil).

No total, foi acrescentado 20% de área florestada dentro da cidade, em parques, calçadas e jardins residenciais e comerciais. Para a manutenção das mudas, serão investidos US$ 6,1 milhões. Porém, com a campanha “Ame uma árvore”, moradores poderão adotar árvores da região em que habitam e se responsabilizar pelo seu cuidado.

Nos últimos anos, Nova York tem se destacado em projetos urbanísticos e paisagísticos que visam melhorar a qualidade de vida da população. Aqui no Blog da Arquitetura você conheceu uma fazenda urbana no alto de um prédio, o protótipo de um parque subterrâneo e a revitalização urbana proporcionada pelo High Line Park.

Fonte: Portal EcoD.

 

Sair da versão mobile