
Nova escultura de Tomie Ohtake na Paulista
A avenida Paulista ganhou um presente neste final de ano que a deixou mais bonita e atraente. Na madrugada do dia 14, segunda feira deste mês foi instalada na avenida paulista, região central da cidade de São Paulo, uma escultura da artista plástica Tomie Ohtake ( 1913 a 2015). De manhã após o término da instalação muitas pessoas já paravam para tirar fotos e admirar nova escultura da artista plástica.
Aprovada pelo Departamento de Patrimônio Histórico em agosto a fixação da escultura foi acompanhada de perto pelo filho da artista plástica, Ricardo Ohtake diretor do Instituto Tomie Ohtake, o desejo da artista plástica era ter a sua escultura instalada na praça do Ciclista na região da consolação, porém o local não possuía estrutura para receber a escultura.

Sabendo do desejo da artista plástica em ter uma obra na avenida, a Associação Paulista Viva, uma organização sem fins lucrativos que atua para a preservação, segurança e valorização da região, tomou a iniciativa de continuar o projeto de instalação da obra.
Patrocinada pelo Citibank, para celebrar os seus 100 anos do banco no país, a obra ficará sobre sua responsabilidade. Tomie deixou o projeto completo da escultura mas não conseguiu ver escultura pronta.
A escultura feita de aço tem cerca de oito metros e meio de altura e pesa cerca de sete toneladas, coberta com tinta anti-pichação, a parte externa é vermelha enquanto a parte interna é prateada, foi instalada na avenida paulista, altura do número 1.111 entre as alamedas pamplona e campinas.

Esta não é a única obra pública da artista plástica que embeleza a nossa cidade. Tomie Ohtake tem obras também na Avenida 23 de maio, Cidade Universitária, Memorial da América Latina e no Vale do Anhangabaú, além de obras espalhadas em diversas cidades de todo o Brasil e no Japão.
A artista plástica nascida em Kyoto no Japão em 21 de novembro de 1913, chegou ao Brasil em 1936 aos 23 anos de idade, começou a pintar aos 40 anos, fiel ao abstracionismo, nos mais de 50 anos de carreira se tornou uma referência para as artes plásticas do país, com uma carreira premiada a artista plástica estava em atividade aos 101 anos quando faleceu em fevereiro deste ano.
Quando for passear na avenida paulista com a família aproveite para conhecer a última obra desta que é uma das maiores artistas plásticas do país. para saber mais sobre a arte e vida da artista plástica Tomie Ohtake visite o site do seu instituto, lá você encontrará todas as informações sobre a artista plástica e suas obras.