Top

Na escolha da graduação: a carreira em Design de Produtos

Inovação e muita criatividade são marcas registradas do curso de Design de Produtos. Conheça suas características

Trabalhar com o desenvolvimento de diferentes objetos, utensílios, joias e até máquinas é possível, e sabe como? Com uma formação específica que está cada vez mais comum no país: o curso em Design de Produtos. Há distintos enfoques na formação acadêmica e em comum está a inovação, a necessidade de pesquisas de mercado e o desenvolvimento de um trabalho que leve em consideração a qualidade do produto.

produtos-blog-da-arquitetura
Imagem: Lantin Design

E não faltam opções no mercado, inclusive cursos à distância, cursos livres de especialização, além do curso superior tecnólogo. Há cursos em que a matriz curricular é voltada não apenas para o design de produtos, mas também para outros processos da cadeia produtiva, como a produção em si e o marketing. É devido a isso que a formação ampla é fundamental, pois o profissional pode atuar em diferentes fases da produção de objetos e outros elementos.

+ O mercado de trabalho e a área de atuação do profissional

As possibilidades de atuação de um profissional de Design de Produtos são amplas. É possível trabalhar na indústria, na produção e com as embalagens dos objetos, com a gestão do Design e planejamento de marketing, recentemente há ainda a possibilidade de atuar com a impressão 3D de objetos, design de serviços e de móveis.

O setor de joias tem atraído muitos profissionais com esta formação. Os graduados também podem atuar em escritórios de Design e atividades que envolvem desenhos técnicos.

design-de-produto-blog-da-arquitetura
Imagem: Youtube

Cabe ao profissional também um acompanhamento de tendências com o objetivo de aprimorar cada projeto, pautando a escolha de materiais e o modo de desenvolver cada produto. O curso superior geralmente é o tecnólogo, com duração média de 2 anos.

E você, conhece alguém que iniciou o curso em Design de Produtos ou está pensando em iniciar os estudos nesta área? Conte sua experiência aqui no Blog da Arquitetura!

Referências: Mundo das Tribos, Unip, Ftec