Top

Mudas nativas são distribuídas em várias partes do Brasil

Plantar árvores é uma atitude que faz bem para o meio ambiente e para nós mesmos, colaborando para a sustentabilidade do planeta. Porém, além do próprio ato de plantar, é preciso cuidar para que a vegetação cresça de maneira saudável.

É recomendado que sejam cultivadas mudas de espécies nativas, pois elas fazem parte do ecossistema da região onde serão plantadas, estando adaptadas às condições climáticas e do solo. Por isso, evite espécies exóticas, provenientes de outros locais. Mas, se ainda tiver dúvidas, alguns dos locais listados abaixo também oferecem orientações sobre os cuidados e a manutenção de cada espécie.

Agora, é só separar um tempinho, fazer a sua visita e retirar a muda ou semente que irá plantar. Confira o local mais próximo de você!

mudas_blog-da-arquitetura

+ Campo Grande – MS

A capital mais arborizada do Brasil conta com o trabalho do Viveiro Flora do Cerrado, que disponibiliza mudas de espécies nativas do Cerrado, tanto para Campo Grande como outras cidades da região.

+ Campos dos Goytacazes – RJ

O município fluminense doa mudas de espécies frutíferas e nativas da Mata Atlântica por meio do Horto Municipal. Acesse aqui para saber mais.

+ Manaus – AM

Atualmente, o novo Horto Municipal está em processo de construção, no Parque Lagoa do Japiim, mas a cidade tem o programa Manaus Verde e Viva, que incentiva a população a plantar árvores nativas que são doadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas).

+ Minas Gerais (várias cidades)

O Instituto Estadual de Florestas, de MG, oferece mudas para arborização e paisagismo de praças e logradouros públicos, desde que sigam critérios de seleção e técnicos.

+ Paraná (várias cidades)

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) coordena um projeto de doação de mudas nativas, que podem ser solicitadas pelo site do órgão.

+ São Paulo – SP

A capital paulista conta com vários viveiros  que fornecem mudas, especialmente para plantios em praças, parques, escolas, canteiros centrais e demais Áreas Verdes Municipais. Neste link você encontra todos os endereços.

Fontes: CicloVivo, Mundo das Tribos, Semmas