Top

Mostra traz o design inspirado em Piet Mondrian

Até 4 de abril, o Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo apresenta a exposição Mondrian e o Movimento De Stijl. A mostra, cujo foco são as obras do pintor holandês Piet Mondrian (1872-1944), é obrigatória não apenas para os amantes das artes plásticas, como também da arquitetura, do design e da fotografia.

Inspiradas nas obras de Mondrian, as peças abaixo fazem uma releitura do trabalho do artista, transferindo suas criações para áreas distintas como moda e papelaria. Confira a seguir!

+ Moda

Piet-Mondrian10_blog-da-arquitetura

Em 1965, o estilista francês Yves Saint Laurent (1936-2008), um dos maiores nomes da moda, criou a coleção Mondrian, que trouxe seis vestidos caracterizados pelo corte reto, com estampas geométricas e em cores primárias. As peças se tornaram ícones daquele ano e atualmente estão expostas no Metropolitan Museum of Art em Nova York.

+ Bloco de notas

Piet-Mondrian1_blog-da-arquitetura

Criado pelas designers Catherine Denoyelle e Assia Quétin, para a pa design, o bloco de notas adesivado é a prova de que Mondrian pode inspirar até produtos criativos de papelaria.

+ Utensílios de cozinha

Piet-Mondrian2_blog-da-arquitetura

Brinquedo de infância e arte foram a inspiração do doiy ao criar este set de utensílios de cozinha, juntando os blocos de montar às cores primárias e à geometria das obras de Piet Mondrian.

+ Mesa lateral

Piet-Mondrian6_blog-da-arquitetura

Batizado de Piet, o modelo desenhado pelo designer português Hugo Passos tem inspiração mondriana no nome e na estética, com estrutura assimétrica e cores primárias.

+ Estante

Piet-Mondrian7_blog-da-arquitetura

A estante Moving Mondrian também faz referência ao artista no nome. Assinado pelo arquiteto checo Vladimír Ambroz, para a marca Amos Design, o móvel tem rodinhas que facilitam na hora de mudá-lo de lugar.

+ Gabinetes

Piet-Mondrian9_blog-da-arquitetura

Os gabinetes Mondrian, da Cappellini, parecem até quadros em 3D do artista holandês. Clássica moderna, a peça foi desenhada em 1975 pelo designer japonês Shiro Kuramata (1934-1991).

+ Mesa de centro

Piet-Mondrian3_blog-da-arquitetura

A geométrica mesa de centro Stan, do designer Luis Arrivillaga, empresta as formas eternizadas pelo movimento De Stijl, do qual Piet Mondrian foi um dos idealizadores.

+ Móveis conceituais

Piet-Mondrian4_blog-da-arquitetura

A firma de design japonesa Nendo também bebeu na fonte de Mondrian e do movimento De Stijl ao criar a coleção Visible Structures, composta por banquetas, bancos, cadeiras, estantes para livros e mesas, dentre outras peças.

+ Torneira

Piet-Mondrian8_blog-da-arquitetura

Quem vê a Primary, criada pelo designer Sammy Bikoulis, não imagina se tratar de uma torneira, que pode ser instalada tanto no banheiro como na cozinha.