
Minimalismo é tendência
Os trabalhos inspiradores e baseados neste que é considerado um dos movimentos artísticos mais representativosCores neutras, elementos com presença em um ambiente e, ao mesmo tempo, sem exageros e com um design diferenciado. Essas características estão presentes em objetos, em projetos arquitetônicos e em diferentes produtos e fazem parte de um movimento que teve início ainda no século 19 e que foi ganhando destaque principalmente a partir da década de 80: o minimalismo.

A simplicidade é a característica mais marcante do movimento, com influências da cultura japonesa e filosofia zen, em que importa apenas o essencial da vida. Mas além dos exemplos arquitetônicos, onde mais podemos ver exemplos claros de minimalismo? Desde logomarcas ao design de computadores e celulares, o minimalismo está mais presente em nossa realidade do que imaginamos.

O efeito do “menos é mais” pode ser percebido em smartphones, por exemplo. São suprimidas as bordas, com apenas a disposição de elementos essenciais à utilização, além de um design simples e funcional, com cores neutras. E até o Google já entrou no clima, seguindo a tendência minimalista nas telas apresentadas, seja no Gmail, no Google Drive ou nas interfaces de computadores e celulares.

E quando as embalagens de produtos reconhecidos mundialmente são transformadas de acordo com o minimalismo? Dá para ter uma ideia dos resultados com um trabalho apresentado pela agência Antrepo, em que a embalagem original foi transformada em versões mais simples, dá uma olhada no resultado e compartilhe o que achou do resultado, que tal as novas embalagens?




Referências: Design Inspirador, Ideatore, Chocodesign