Ícone do site Blog da Arquitetura

Mini Weddings: a nova tendência em casamentos

Percebe-se que os casamentos de hoje, em sua maioria, já não seguem mais o mesmo padrão de formato tradicional para as celebrações. O porquê disso pode estar no fato de que muitos já perceberam que um megaevento, dispendioso e impessoal, não pode proporcionar a mesma experiência que uma festa casual e informal, onde o maior foco está no amor. Foi por isso que surgiram os mini weddings, ou mini casamentos. Estas pequenas reuniões, entre os noivos e seus amigos e familiares mais íntimos, são uma ótima solução para quem é criativo e não tem medo de por a mão na massa para realizar a festa dos seus sonhos.

É como uma extensão da casa e da personalidade dos noivos. Esta nova tendência, no mundo dos casamentos, vem de um conceito europeu, que valoriza mais a intimidade do lar como opção, sendo a cerimônia pequena, restrita e despojada. Diferente do Brasil, nos Estados Unidos esta prática é utilizada há tempos. Os americanos gostam muito de praticidade e simplicidade, então este estilo é bem adequado para suas celebrações de casamento.

Engana-se quem pensa que muitos noivos optam pelo mini wedding apenas pensando na economia. Em muitos casos a intenção é, justamente, o contrário. Investir mais nos detalhes, caprichando num evento personalizado. Algumas opções de decoração são até luxuosas, mas, assim como as mais simples, nunca deixam de ser acolhedoras e intimistas.  O segredo é não exagerar, pois a principal ideia, dos que escolhem fazer um mini wedding, é não se preocupar com ostentações.

Uma vantagem, destas celebrações menores para casamentos, são as suas realizações nos lugares mais diferenciados. Há quem faça em sítios, restaurantes, hotéis, capelinhas, na praia ou até mesmo na casa da família. Talvez, por isso, brunchs e almoços sejam as formas de refeições mais comuns ofertadas nestas situações. E, seguindo esta linha caseira, é comum os próprios noivos participarem da confecção dos enfeites, das lembrancinhas; e cuidarem, pessoalmente, de todo o restante da produção da festa, sem terceirizações.

A maior desvantagem, apresentada nos mini weddings, pode ser o principal diferencial, se comparado aos casamentos em formatos tradicionais. Neste caso, devido às dimensões do local da realização da festa e também do modelo de celebração intimista, o número de convidados nunca passa de cem.

Selecionar quem é mais importante para testemunhar esta união é um verdadeiro desafio, mas que costuma compensar. Por serem poucos os convidados, os mini casamentos, além de charmosos e super na moda, costumam apresentar um astral bem animado e muitas demonstrações de amor, pois permanecem juntos aos noivos apenas aqueles que desejam verdadeiramente a sua união.

Fontes: UOL, Passaporte de Luxo, Portal Tudo AquiWestwingFabiana Scaranzi

Sair da versão mobile