Top

Mais verde: Conheça a horta comunitária em um bairro de São Paulo

Com o objetivo de expansão pela cidade, uma horta comunitária foi iniciada no telhado de um prédio no Capão Redondo, em São Paulo

Um espaço que permite o cultivo de hortaliças e legumes no alto de um prédio. Esta é a horta comunitária que foi instalada no telhado da Fábrica de Criatividade, local onde são oferecidos cursos à comunidade, como aulas música, artes e idiomas, e que está situada no bairro do Capão Redondo, na zona sul da cidade de São Paulo. Além da produção de alimentos sem a utilização de agrotóxicos, o espaço proporciona mais verde à região.

horta-comunitária-blog-da-arquitetura
A horta comunitária no Capão Redondo, o projeto inicial. Imagem: Benfeitoria

Metrópoles como São Paulo enfrentam o desafio da falta de espaços arborizados, e mesmo com a área de 80m² ocupada pela horta, é possível já perceber a diferença no visual da região, com a percepção de bons resultados, como a integração dos moradores locais, que têm direito a plantar e colher nesta horta urbana, além da segurança com a origem do alimento.

A horta foi iniciada em novembro de 2015 após um financiamento coletivo, em que mais de 20 mil reais foram arrecadados, e é um dos projetos do Pé de Feijão, negócio social que também já participou da transformação de um telhado em horta urbana no alto de um prédio em outro bairro da cidade, na Vila Leopoldina. Além da criação do espaço, são também realizadas dinâmicas de grupo e oficinas com o objetivo de promover a educação alimentar.

O objetivo do negócio social, em parceria com diferentes empresas e incubadoras, é promover a expansão do projeto e das hortas urbanas pela cidade – e por que não, pelo país? Vale a pena acompanhar o projeto e se inspirar na ideia para novas ações. No vídeo de divulgação a seguir dá para conhecer ainda mais detalhes sobre o projeto:

Imagem: Benfeitoria

Referências: The Greenest Post, Pé de Feijão