
Grandes nomes da arquitetura: conheça a vida, os escritórios e as obras de Lord Norman Foster
“A arquitetura não está contida em um campo específico, mas em cada ato humano de transformação” (Norman Foster)
Lord Norman Foster – assim titulado pela Rainha do Reino Unido, em 1999 – é um dos arquitetos mais importantes do movimento contemporâneo. Considerado um profissional de vanguarda, tem sido internacionalmente admirado e reconhecido, uma inspiração para as novas gerações. Ele comanda, ao lado de outros acionistas, o estúdio de arquitetura e urbanismo mais famoso do mundo, avaliado em cerca de 500 milhões de libras. A Foster and Partners, assim chamada, tem filiais em diversos países e projetos espalhados ao redor do mundo.
E é por reconhecer a importância desse profissional, assim como as ideias extremamente arrojadas e inteligentes de sua empresa, que Blog da Arquitetura apresenta, a seguir, um breve relato de sua história, destacando alguns dos seus projetos mais emblemáticos.

+ A vida profissional de Norman Foster
Norman Foster nasceu no Reino Unido, no ano de 1935. Ele se formou em arquitetura em 1961, pela Manchester University School of Architecture and City Planning. Depois, cursou mestrado pela Yale University. Começou sua carreira como assistente no escritório John Bearshaw, onde destacou-se como desenhista. Participou, em 1963, com os profissionais Wendy Foster, Richard Rogers e Sue Rogers, do Team 4. E fundou, em 1967, o escritório Foster and Partners, no qual é presidente até os dias de hoje.
Veja algumas imagens do escritório Foster and Partners assistindo ao vídeo a seguir:
+ Características de seu trabalho
Sobre a melhor arquitetura, disse Norman Foster: “um desenho que afeta a qualidade de nossas vidas.”
Desde cedo, Norman Foster teve como inspiração o trabalho de renomados arquitetos, como Frank Lloyd Wright, Ludwig Mies van der Rohe e Le Corbusier. Não demorou muito para ele também fosse conhecido mundialmente. Foster sempre apresentou um estilo bastante ousado, fortemente preocupado com detalhes ligados à tecnologia, informática e, acima de tudo, meio ambiente. Foi percursor na criação de padrões construtivos capazes de causar menos impacto à natureza, no uso de materiais renováveis e na manutenção consciente dos espaços. Ele nunca poupou esforços para encontrar meios de materializar suas ideias exatamente como as projetava em sua mente. E assim o fez.
É por sua enorme contribuição para com a arquitetura que Norman Foster recebeu inúmeros prêmios. São alguns deles: Prêmio Mies van der Rohe de 1990, Prêmio Stirling de 1998 e 2004 e o Prêmio Pritzker de 1999 – o Nobel da arquitetura.
+ Edward P. Evans Hall

+ City Hall

+ Sobre a Foster and Partners
A Foster and Partners não só é reconhecida mundialmente como tem obras e escritórios espalhados por todo o planeta. Sua sede principal encontra-se em Londres, mas existem funcionários atuando em mais de vinte países diferentes – sendo na América Latina, na Argentina e no Brasil. Combinando conhecimentos, trabalham juntos arquitetos, engenheiros, ambientalistas, bioquímicos, sociólogos e muitos outros especialistas. Só deste modo é que a empresa conseguiu desenvolver tão bem suas estratégias inovadoras. Não é à toa que desde a sua criação, nos anos 60, ela tenha recebido mais de 400 prêmios e homenagens, tanto nacionais quanto internacionais, em competições de projetos.
+ Queen Alia International Airport

Estão na lista de projetos e obras executadas pela empresa de Norman Foster: trabalhos em planejamento urbano, aeroportos, edifícios cívicos, edifícios culturais, escritórios, lojas, fábricas, residências, design industrial e de produtos.
+ Smithsonian Institution Courtyard

+ South Beach

+ A filosofia da empresa
“A qualidade do nosso entorno afeta a qualidade de nossas vidas e é impulsionada por sua paixão por inovação e excelência” (Norman Foster)
A Foster and Partners ficou conhecida, principalmente, pela criação de grandes estruturas em metal. Mas, ao longo das décadas, seu trabalho voltou-se para uma adequação das propostas aos padrões globais, para melhorar a relação dos projetos arquitetônicos ao clima e cultura de cada lugar e para uma abordagem mais sustentável, que fosse sempre compatível com o meio construído. A ideia era mudar, de forma mais positiva possível, a vida das pessoas, sem jamais atingir desnecessariamente a natureza.
+ The Bund Finance Centre

+ Apple Dubai Mall

+ Curiosidades sobre o seu edifício-sede
O edifício sede da empresa de Norman Foster fica em Londres e é magnífica. Tem uma ampla sala de projetos, ocupada por centenas de funcionários. A maioria deles fica sentado frente à computadores ultramodernos, com direito a óculos de realidade virtual. Outros ficam reservados ao movimentado e conturbado setor de maquetes, dividido em três áreas. Máquinas polimerizadoras e impressoras 3D passam o dia produzindo modelos e protótipos. Alguns trabalhos são para grandes edifícios, mas há os que lidam com o desenvolvimento de peças menores, pequenos detalhes decorativos, como luminárias. Do micro ao macro, tudo é testado e refinado dezenas ou centenas de vezes, até que o desenho final esteja acertado.
+ UAE Pavilion Shanghai Expo 2010

+ Great Glasshouse

Veja, no vídeo a seguir, quais são as dicas profissionais de Lord Norman Foster para os jovens criativos:
Fontes: Westwing, Archdaily, Viva Decora, Foster and Partners.
Leia Também: