Top

Grandes nomes da arquitetura: conheça a vida, os escritórios e as obras de Lord Norman Foster

“A arquitetura não está contida em um campo específico, mas em cada ato humano de transformação” (Norman Foster)

Lord Norman Foster – assim titulado pela Rainha do Reino Unido, em 1999 – é um dos arquitetos mais importantes do movimento contemporâneo. Considerado um profissional de vanguarda, tem sido internacionalmente admirado e reconhecido, uma inspiração para as novas gerações. Ele comanda, ao lado de outros acionistas, o estúdio de arquitetura e urbanismo mais famoso do mundo, avaliado em cerca de 500 milhões de libras. A Foster and Partners, assim chamada, tem filiais em diversos países e projetos espalhados ao redor do mundo.

E é por reconhecer a importância desse profissional, assim como as ideias extremamente arrojadas e inteligentes de sua empresa, que Blog da Arquitetura apresenta, a seguir, um breve relato de sua história, destacando alguns dos seus projetos mais emblemáticos.

Norman Foster (ao centro), acompanhado de seus parceiros da Foster and Partners. (imagem extraída de Foster and Partners)

+ A vida profissional de Norman Foster

Norman Foster nasceu no Reino Unido, no ano de 1935. Ele se formou em arquitetura em 1961, pela Manchester University School of Architecture and City Planning. Depois, cursou mestrado pela Yale University. Começou sua carreira como assistente no escritório John Bearshaw, onde destacou-se como desenhista. Participou, em 1963, com os profissionais Wendy Foster, Richard Rogers e Sue Rogers, do Team 4. E fundou, em 1967, o escritório Foster and Partners, no qual é presidente até os dias de hoje.

Veja algumas imagens do escritório Foster and Partners assistindo ao vídeo a seguir:

+ Características de seu trabalho

Sobre a melhor arquitetura, disse Norman Foster: “um desenho que afeta a qualidade de nossas vidas.”

Desde cedo, Norman Foster teve como inspiração o trabalho de renomados arquitetos, como Frank Lloyd Wright, Ludwig Mies van der Rohe e Le Corbusier. Não demorou muito para ele também fosse conhecido mundialmente. Foster sempre apresentou um estilo bastante ousado, fortemente preocupado com detalhes ligados à tecnologia, informática e, acima de tudo, meio ambiente. Foi percursor na criação de padrões construtivos capazes de causar menos impacto à natureza, no uso de materiais renováveis e na manutenção consciente dos espaços. Ele nunca poupou esforços para encontrar meios de materializar suas ideias exatamente como as projetava em sua mente. E assim o fez.

É por sua enorme contribuição para com a arquitetura que Norman Foster recebeu inúmeros prêmios. São alguns deles: Prêmio Mies van der Rohe de 1990, Prêmio Stirling de 1998 e 2004 e o Prêmio Pritzker de 1999 – o Nobel da arquitetura.

+ Edward P. Evans Hall

Localizado na Universidade de Yale, em New Haven, nos Estados Unidos. Este edifício, de fachada transparente, combina instalações de ensino com dezenas de espaços sociais totalmente inspiradores. É um verdadeiro “coração verde” dentro do campus. (imagem extraída de Foster and Partners)

+ City Hall

Este edifício público está localizado em Londres, na Inglaterra. É uma arquitetura totalmente sustentável que explora muito bem sistemas de resfriamento e desempenho energético. Sua fachada tem uma bela forma esférica, ou seja, sem frentes convencionais. Ela é totalmente coberta por vidro, além de ter uma série de dispositivos de sombreamento. No interior do prédio, há uma câmara de assembleia, salas de comitês, escritórios, gabinetes ligados à prefeitura e outras instalações. (imagem extraída de Foster and Partners)

+ Sobre a Foster and Partners

A Foster and Partners não só é reconhecida mundialmente como tem obras e escritórios espalhados por todo o planeta. Sua sede principal encontra-se em Londres, mas existem funcionários atuando em mais de vinte países diferentes – sendo na América Latina, na Argentina e no Brasil. Combinando conhecimentos, trabalham juntos arquitetos, engenheiros, ambientalistas, bioquímicos, sociólogos e muitos outros especialistas. Só deste modo é que a empresa conseguiu desenvolver tão bem suas estratégias inovadoras. Não é à toa que desde a sua criação, nos anos 60, ela tenha recebido mais de 400 prêmios e homenagens, tanto nacionais quanto internacionais, em competições de projetos.

Queen Alia International Airport

Este aeroporto foi construído em Amã, capital da Jordânia. Seu edifício tem uma cobertura composta por vários dosséis, todos em concreto. Eles se estendem até as fachadas, fornecendo excelente controle climático para os interiores. O design geral é modular. Juntos, os elementos formam padrões geométricos que lembram as formas islâmicas tradicionais. Outra semelhança com a cultura árabe são os pátios ao ar livre, que contribuem para toda a estratégia ambiental do terminal. (imagem extraída de Archello)

Estão na lista de projetos e obras executadas pela empresa de Norman Foster: trabalhos em planejamento urbano, aeroportos, edifícios cívicos, edifícios culturais, escritórios, lojas, fábricas, residências, design industrial e de produtos.

Smithsonian Institution Courtyard

Este antigo edifício em Washington, nos Estados Unidos, foi construído por volta de 1860 e restaurado em na década de 1950, se tornando um marco histórico nacional. Hoje, ele funciona como espaço de eventos, galeria e museu de artes. Sua forma rígida foi quebrada por um amplo telhado de superfície fluida, suportado por oito colunas e elevado acima das paredes do volume pré-existente. Sua transparência banha totalmente o pátio fechado de luz natural. O programa de renovação ainda incluiu o redesenho das alamedas ao redor, além da inserção de outros elementos contemporâneos. (imagem extraída de Foster and Partners)

South Beach

Este projeto ocupa uma significativa parcela no centro de Singapura, na Península Malaia. A Foster and Parters combinou a construção de novas estruturas residenciais e comerciais, em meio à edifícios existentes, para transformar uma área urbana em um bairro totalmente sustentável. Nele, há uma ampla avenida para pedestres, muito bem ajardinada, protegida por uma grande cobertura em dossel. Os espaços abaixo são cheios de luz, transmitindo um visual tropical. (imagem extraída de Foster and Partners)

+ A filosofia da empresa

“A qualidade do nosso entorno afeta a qualidade de nossas vidas e é impulsionada por sua paixão por inovação e excelência” (Norman Foster)

A Foster and Partners ficou conhecida, principalmente, pela criação de grandes estruturas em metal. Mas, ao longo das décadas, seu trabalho voltou-se para uma adequação das propostas aos padrões globais, para melhorar a relação dos projetos arquitetônicos ao clima e cultura de cada lugar e para uma abordagem mais sustentável, que fosse sempre compatível com o meio construído. A ideia era mudar, de forma mais positiva possível, a vida das pessoas, sem jamais atingir desnecessariamente a natureza.

The Bund Finance Centre

Este projeto foi realizado em parceria com a empresa Heatherwick Studio. Trata-se de um plano urbano elaborado com o objetivo de conectar a velha Shanghai com seu novo centro financeiro.  É uma área de uso misto, com prédios escalonados em altura, próxima à um cais. Este edifício na foto acima, em especial, tem elementos em pedra e bronze, formando uma fachada com uma espécie de “véu em movimento”. Esta é uma verdadeira joia da arquitetura, com lindas vistas para o distrito de Pudong. (imagem extraída de Metalocus)

Apple Dubai Mall

Esta loja da Apple é muito diferente do tradicional. Ela possui um design bastante inovador, principalmente se tratando da cultura árabe dos Emirados. Demostra a ambição da marca em criar um espaço cívico especial para todos. O edifício é muito abundante de luz no interior. Sua fachada é a tradução do casamento entre arte cinética e arquitetura, é quase uma experiência teatral.  Suas “asas solares” combinam forma e função. Elas são feitas de múltiplas camadas de tubos em fibra de carbono leve, distribuídas conforme a incidência dos raios ao longo do ano. (imagem extraída de Inverse)

+ Curiosidades sobre o seu edifício-sede

O edifício sede da empresa de Norman Foster fica em Londres e é magnífica. Tem uma ampla sala de projetos, ocupada por centenas de funcionários. A maioria deles fica sentado frente à computadores ultramodernos, com direito a óculos de realidade virtual. Outros ficam reservados ao movimentado e conturbado setor de maquetes, dividido em três áreas. Máquinas polimerizadoras e impressoras 3D passam o dia produzindo modelos e protótipos. Alguns trabalhos são para grandes edifícios, mas há os que lidam com o desenvolvimento de peças menores, pequenos detalhes decorativos, como luminárias. Do micro ao macro, tudo é testado e refinado dezenas ou centenas de vezes, até que o desenho final esteja acertado.

UAE Pavilion Shanghai Expo 2010

O projeto para o Pavilhão dos Emirados Árabes Unidos, para a Expo 2010 de Shanghai, foi inspirado no sol e nas dunas de areia, bem comuns na paisagem dos emirados. Sua estrutura, um casco complexo em aço inoxidável, envolve uma área de 3 mil m². A forma curva, em arco, reflete um tom dourado e segue uma sequência geométrica de condas próprias para proteção climática do complexo. (imagem extraída de Foster and Partners)

Great Glasshouse

Este projeto foi executado no Jardim Botânico Nacional em Carmarthenshire, no País de Gales. Trata-se de uma grande estufa, contendo mais de mil espécies do mediterrâneo.  Um modelo de arquitetura que mistura topografia operativa e técnicas sustentáveis de construção para minimizar materiais e uso de recursos naturais.  Possui uma estrutura que mistura elementos em  vidro e alumínio, e com uma subestrutura em concreto.(imagem extraída de Foster and Partners)

Veja, no vídeo a seguir, quais são as dicas profissionais de Lord Norman Foster para os jovens criativos:

Fontes: WestwingArchdailyViva DecoraFoster and Partners.


Leia Também:

Nova loja da Apple em Dubai mescla o minimalismo da marca com a ostentação da cidade

Saiba TUDO sobre o Apple Park, o novo complexo da marca no Vale do Silício

Esse hospital é a prova de que a arquitetura pode SIM auxiliar no tratamento de doenças