publicidade

publicidade

Lista BDA: 6 dicas para se concentrar na hora do estudo


Hoje, o Blog da Arquitetura vai mostrar como conseguir fazer o seu tão precioso horário de estudo render, tendo em vista que muita vezes algumas dicas, por mais simples que possam parecer, apresentam um resultado extremamente eficiente se cumprido de maneira correta. Confira!

1. Escolha o seu espaço de estudo com sabedoria

Onde você estuda afeta muito a eficácia de seus esforços e concentração. Mas como escolher o espaço de estudo com sabedoria? Alguns pequenos detalhes podem ajudar:

  • Dedique um espaço para ser usado apenas para estudar, com iluminação adequada e uma temperatura amena, a fim de criar um ambiente confortável;
  • Mantenha o espaço de estudo limpo e organizado, com espaços pré-definidos para computador e livros, bem como uma cadeira de qualidade e uma mesa na altura apropriada;
  • Algumas pessoas estudam melhor com uma música de fundo, portanto você pode usar deste artifício desde que não se distraia de seus estudos.

2. Desligue os dispositivos eletrônicos

Se você quiser aprender a se concentrar no estudo por longas horas, é requisito obrigatório desligar todos os dispositivos eletrônicos. O único dispositivo que deveria estar ligado é o computador que você precisa para estudar. Algumas razões pelas quais isso é importante incluem:

  • Ficando distraído por dispositivos eletrônicos, seu tempo precioso desaparece antes que você perceba;
  • Notificações, chamadas recebidas e mensagens de texto são uma distração constante.
Mobap.edu

3. Crie um Plano de Estudo

Descobrir se você estuda melhor durante o dia ou a noite e como isso vai caber na sua agenda é uma ótima dica. Desenvolva um horário de estudo com tempo dedicado e incorpore-o em sua rotina.

BÔNUS: motive-se definindo um objetivo para completar pequenas tarefas com um limite de tempo específico. Acredite, essa é uma das melhores dicas de todas! Um bom exercício para isso é limitar seu tempo de estudo a 45 minutos de cada vez. Quando terminar o tempo, examine o que aprendeu até então. Mantenha intervalos de 5 a 10 minutos para que você não se distraia.

4. Trabalhe suas preocupações pessoais

É natural se preocupar, por isso é importante deixar de lado o tempo para fazer exatamente isso! Programe o tempo de preocupação no seu horário, decidindo quanto tempo você vai permitir que sua mente ponha atenção nas questões e em que hora do dia.

Ao estudar, mantenha um pedaço de papel e uma caneta próximos para escrever pensamentos que ocorram. Se você os anotar, você pode continuar a se concentrar em seus estudos, porque você sabe que não vai se esquecer mais tarde.

Se a mesma preocupação continuar a surgir, tome o tempo necessário para lidar com isso. Caso contrário, ele se tornará um problema maior que sabotará seus esforços de estudo.

Mobap.edu

5. Faça do seu estudo um pouco mais prazeroso

Como se concentrar em estudos por longas horas? Veja algumas dicas bem interessantes:

  • Alterne técnicas de estudo para evitar que as coisas fiquem chatas;
  • Teste-se em intervalos de tempo para saber quanto você aprendeu;
  • Estudar em voz alta pode ser uma boa alternativa, argumentando com você sobre fatos e informações;
  • Crie guias de estudo visuais, como diagramas, notas e contornos escritos e fluxogramas.

6. Dormir! Dormir! Dormir!

É bom realizar longas horas de estudo quando necessário, mas também é importante dormir o bem-estar do seu corpo, senão todos os seus esforços com relação aos itens acima serão em vão. Tenha em mente que seu corpo precisa de 7 a 8 horas de sono por dia. Jornadas de sono de 6 horas ou menos certamente vão te prejudicar.

Estudar quando se está excessivamente cansado também equivale a perda de tempo. Saber a hora de de descansar é muito importante!

Fonte: Unacademy


publicidade

publicidade