publicidade

publicidade

Laranja “Autumn Maple” é tendência de cor para as quatro estações de 2018


Eventualmente a Pantone – empresa mundialmente conhecida por seus sistemas de cores largamente utilizados pela indústria gráfica – divulga qual a nova tendência de matizes que, provavelmente, serão empregadas tanto em produtos quanto em ambientes construídos. Todo ano é escolhida uma cor para representar a moda outono e inverno e outra para representar a moda primavera e verão. Mas, desta vez, o laranja tem sido cotada como a cor que irá dominar não uma, mas as quatro estações de 2018.

(imagens extraídas de Casa Vogue e Hanami Dream)

+ O Autumn Maple da Pantone

O laranja é uma cor que ganhou bastante força na década de 1960, principalmente com o movimento hippie. Naquela época, a moda evidenciava tudo o que era natural, como a terra, as plantas, as flores, as fibras naturais e muito mais. Pois a ideia para 2018 é, justamente, explorar também o visual de leveza e tranquilidade que estes materiais transmitem, através do laranja menos luminoso e também das variações de laranja terroso, páprica, curry e canela. Esta é uma forma de valorizar a natureza e, ao mesmo tempo, escapar do caos cotidiano das metrópoles. Como no nome da famosa série, pode se dizer que o “laranja é o novo preto”.

(imagem extraída de Realestate)
(imagem extraída de Coveted Edition)

Nos Estados Unidos, com a chegada do outono 2017 e as festas de fim de ano, algumas cores são mais vistas empregadas em composições decorativas. Tem-se os matizes de berinjela, os amarelos dourados e, é claro, os “laranjas enferrujados”, como das abóboras de Halloween. O Autumn Maple – assim chamado o laranja apresentado pela Pantone neste ano –  é um tom que traduz a paisagem natural e os ventos frescos do equinócio de outono, assim como o fogo, os gostos, os aromas e a alegria reminiscente do Dia das Bruxas e do Dia de Ação de Graças.

(imagens extraídas de TV GNews e Pinterest)
(imagens extraídas de Kotet e Pinterest)

+ As características do laranja

O laranja é uma cor que transmite muita alegria e euforia. Não é como o amarelo, que pode deixar as pessoas mais ansiosas. Nem como o vermelho, que as deixa agitadas, isso se aplicado em demasia nos ambientes. Quanto mais claro for, mais remete à extroversão. Quanto mais escuro for, mais dará a ideia de conforto e estabilidade. É ótimo para aquecer os cômodos e estimular a jovialidade, a energia, a diversão e a criatividade, trazendo bons pensamentos e confiança para a realização das atividades.

O laranja é uma ótima cor para ambientes sociais, como as salas de estar. Porém, deve ser evitada em banheiros e lavabos, pois esses ambientes costumam ter pouca ou nenhuma abertura –  e esta cor pede luminosidade natural para ficar bem aos olhos humanos. Também em cozinhas e salas de estar, pois pode estimular demais o apetite, principalmente quando aplicado em excesso na decoração.

(imagens extraídas de Design Skool e Happy Modern)

+ O laranja na decoração de interiores

Muitas pessoas consideram o laranja brega demais, mas elas estão erradas – e também essa percepção muda com o tempo, dependendo da sua cultura. É certo que esta cor nunca é o primeiro pensamento quando se trata de decoração. Acontece que ela pode, sim, ficar muito elegante nos ambientes, fazendo qualquer espaço parecer bem mais acolhedor e moderno. E o Autumn Maple é um exemplo maravilhoso na paleta da Pantone.

Não é tarefa fácil trabalhar com o laranja em propostas de decoração de interiores. A primeira dica é simples: nunca exagerar. Pode-se combinar esta cor com tons de terra, como ocre, marrom e marfim, assim como com texturas de madeira e couro. É bom evitar combiná-la com amarelos, vermelhos e outras cores fortes, que podem tornar o ambiente visualmente cansativo. Como base, o cinza, o preto e o branco são as cores ideias. Fica o laranja, então, somente para os móveis, cortinas, almofadas e outros detalhes decorativos.

(imagens extraídas de Inspire Bohemia e Pinterest)
(imagem extraída de Koket)

São peças indicadas para se usar junto do laranja em interiores:

  • Itens em estampas florais;
  • Objetos em cristal;
  • Objetos metálicos, em preto, branco ou cru, em páprica, canela e mostarda; e
  • Acessórios de outras cores diferentes em tom “nude”, para equilibrar o visual vibrante do laranja.

FontesLuxe ProsBonde.


Leia Também:

Tendência: conheça as três cores do inverno brasileiro na decoração

Millennial Pink: a cor do momento para o design e a arquitetura

Descubra o que os Irmãos Campana, Kendall Jenner e a Pantone tem em comum


publicidade

publicidade