
Kingston: um dos melhores lugares para se viver no Canadá
Dentro da província de Ontário, às margens do Rio San Lourence, localiza-se a charmosa cidade de Kingston. Fundada no século XVII, com propósito militar, foi a primeira capital do Canadá, entre os anos de 1841 e 1844. Hoje, representa a segunda melhor cidade para se viver no país e uma das melhores para trabalhar. A pequena localidade é tranquila, mas com grandes recursos. Quem pensa que Kingston não tem mais nada de especial pode se surpreender. Suas características únicas, aliadas a rica história e cultura, fazem desta cidade um dos destinos de viagem mais gostosos.

Na metade do caminho entre as conhecidas cidades de Montreal e Toronto; e próxima aos Estados Unidos, Kingston marca a entrada do Canal de Rideau, que vai até Ottawa. Este foi, ao longo dos anos, uma importante via de transporte marítimo. Ainda hoje, grandes embarcações trafegam na região. Mas não é o transporte de suprimentos e de pessoas a maior fonte de renda da cidade. Kingston destaca-se, principalmente, pelo turismo, pelo militarismo e pela prestação de serviços educacionais. É nesta cidade que estão as mais antigas instituições de ensino superior do Canadá, a Queen’s University e a Faculdade Militar Real.


Nesta cidade, que é o lar de pessoas de muitas origens diferentes, a alegria, a arte e o lazer estão espalhados em grandes pontos turísticos, como galerias e museus. Instalações modernas estão por toda a parte, contrastando com a arquitetura histórica. A área nova de Kingston apresenta uma ocupação urbana bem mista, com comércios, indústrias, propriedades rurais e residências.
Na área central da cidade estão as construções mais antigas. Alguns exemplares retratam a ocupação francesa no século XVII. As fortificações militares deste período, por exemplo, foram tombadas pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Outras edificações, do século IX, destacam-se pelo uso do calcário, o que deu à Kingston o apelido de ‘Limestone City’.


Jovens profissionais apreciam muito morar em Kingston. As boas ofertas de trabalho, o menor custo de vida e as diversas atividades saudáveis de lazer, oferecidas pela cidade, agradam os residentes. Quem opta por esta região acaba por valorizar a saúde e a sustentabilidade. Kingston adotou um estilo ‘be active’, ou seja, incentivando os seus cidadãos a usufruírem mais do transporte público. Além disso, esta é a cidade da província com o maior número de pessoas que usam a caminhada ou o ciclismo como meios de deslocamento.


Existem muitos atrativos turísticos, entre a arquitetura única e os espaços verdes, para se conferir em Kingston. O Forte Henry, por exemplo, recebeu este nome em homenagem a uma figura lendária, conhecida por seus feitos militares na guerra de 1812. A construção está localizada no topo de uma colina, em uma área de estratégia militar. No local há, constantemente, demonstrações de armas antigas e encenações de importantes acontecimentos da história do Canadá.

No centro da cidade, um lugar bem interessante para visitação é o Confederation Park, uma praça que fica em frente à bela prefeitura, de onde se pode ver o pequeno porto, cheio de barcos. Neste local também se encontra a K&P Railroad Station, uma estação de trem construída em 1888. Outro destaque da cidade é a St. Mary’s Cathedral, um belo exemplar arquitetônico construído na década de 1840.
Uma curiosidade de Kingston é que nesta cidade encontram-se sete das principais cadeias de segurança máxima do país. Muitas destas edificações são consideradas locais históricos da nação, algumas antecedendo a confederação do Canadá, em 1867. Para o turismo, foi criado, inclusive, o chamado Kingston Penitenciários Tours. O Collins Bay Institution é um dos edifícios emblemáticos deste roteiro. Ele foi construído em 1920 e possui forma de castelo. Hoje, funciona como presídio masculino de segurança média, mas também é um dos pontos mais destacado nos roteiros de turismo.

Fontes: Wikipedia, City of Kingston, Immigration Kingston, Site promocional Kingston Canada.