
Joia em ouro é impressa com tecnologia 3D a partir da emoção da pessoa
A impressão 3D parece não ter limites. De objetos de decoração a casinhas de cachorro e até residências modernas, quase tudo o que você imaginar pode ser criado a partir desta tecnologia.
Logo, nem é uma novidade saber que joias podem ser produzidas assim. A diferença é que não é apenas um robô confeccionando uma peça de design a partir de um desenho feito por um ser humano. Muito pelo contrário, é mais complexo do que isso: ele imprime as peças a partir da emoção da pessoa.

A ideia inusitada é dos profissionais brasileiros por trás do Estúdio Guto Requena e D3. Eles criaram um aplicativo que cria joias por meio das emoções coletadas. Batizado de Aura Pendant, o app é baixado e o usuário adquire o pingente com correntinha, sendo estes dois de ouro 18k.
Para personalizar o acessório é simples: conte uma história de amor e, por meio da sua voz e dos seus batimentos cardíacos, a tecnologia consegue transformá-la em uma joia. E não precisa nem dizer que a peça é tão única quando a história que você irá contar, não é mesmo?

Como funciona?
Segundo o Estúdio Guto Requena, quando uma pessoa relembra a história de amor da vida dela, o corpo inteiro reage com as emoções. O que o Aura Pendat faz é capturá-las e transformá-las em uma joia única, eternizando as lembranças. Assim, ao usar o pingente, você estará usando memórias pessoais e especiais, literalmente.
O processo de criação da peça é bastante simples. Primeiro, a pessoa precisa estar em um lugar silencioso e tranquilo. Depois, colocar o dedo indicador na câmera do celular e contar sua história. Enquanto o aplicativo grava o relato, sensores capturam as emoções geradas pela voz e os batimentos cardíacos – estes últimos são analisados enquanto o dedo está na câmera.

Após coletar os dados, o Aura Pendant desenhará o pendente. Uma impressora 3D, por sua vez, irá moldá-lo com base nas emoções capturadas e analisadas. Gostou da ideia?