Top

Jogos paralímpicos são homenageados com grafite temático

Há algumas semanas, publicamos aqui no Blog da Arquitetura um post sobre o projeto Rio Esporte Arte, com cinco murais assinados por grafiteiros em homenagem às diferentes modalidades olímpicas. As obras estão inseridas em um corredor cultural que passa pela Região Portuária, Tijuca, Lapa e Centro do Rio de Janeiro.

O último painel é especial, em homenagem ao basquete paralímpico, e foi finalizado recentemente pelo artista João Nitcho. O resultado, assim como as outras obras, é incrível! Com 340 metros quadrados, o mural faz referência à cor amarela, um dos aros olímpicos, e foi instalado na rua Santa Luzia, 405, na Praça Ana Amélia, em pleno centro da cidade.

Paralimpiada_02_blog-da-arquitetura
Último mural do Projeto Rio Esporte Arte, o painel de João Nitcho é inaugurado em plena Paralimpíada (Foto: Henrique Madeira)

+ Paralimpíada a todo vapor

A cerimônia oficial de abertura da Paralimpíada Rio 2016 aconteceu na semana passada, no feriado de 7 de setembro. O evento encantou não somente a multidão presente no Estádio do Maracanã, como também quem acompanhou a cobertura pela TV.

Por isso, o painel do basquete paralímpico, o último do projeto a ser finalizado, ganha ainda mais brilho por ser inaugurado em plena Paralimpíada. Com 11 dias de duração, o evento é constituído por 23 modalidades paralímpicas, com 528 provas valendo medalhas. Dessas, 225 são femininas, 265 são masculinas e 38 são mistas.

Paralimpiada_01_blog-da-arquitetura
Artistas trabalhando durante a fase de finalização da obra que homenageia o basquete paralímpico (Foto: Henrique Madeira)

O basquete paralímpico é uma das modalidades mais conhecidas. Em disputas repletas de dribles e arremessos, os atletas se movimentam por meio de cadeiras de rodas. O esporte faz parte dos Jogos Paralímpicos desde a primeira edição do evento, organizada em 1960 na cidade de Roma.

No Rio 2016, a competição pelas medalhas para o basquete paralímpico está bastante acirrada, com 12 seleções masculinas e 10 femininas. A final da categoria feminina acontece na sexta-feira, dia 16 de setembro, às 17h30, enquanto as equipes masculinas disputarão a medalha de ouro no dia seguinte, também às 17h30. Confira a programação completa dos jogos de basquete paralímpico aqui.

Fontes: Rio Esporte Arte e Rio 2016.