
Artistas famosos são homenageados com esculturas hiper realistas
Vincent van Gogh, Jackson Pollock, Roy Lichtenstein, Andy Warhol e Jasper Johns. Estes e outros importantes artistas ganharam mini esculturas hiper-realistas que os retratam em ação – isto é, criando suas obras de arte em seus respectivos locais de trabalho.
Essa é a principal intenção da série Studios: Historical Artists, do artista multimídia norte-americano Joe Fig. As obras, que medem até 82,5 cm de largura (caso da escultura que reproduz Thomas Hart Benton), foram produzidas a partir do ano 2000, sendo a última delas datada de 2009.
As aclamadas pinturas, fotografias e esculturas de Fig podem ser apreciadas em exposições ao redor do mundo, além de estarem em museus e coleções particulares. A maioria das obras retratam artistas em seus estúdios e ateliês, no momento de criação ou contemplando seu espaço de trabalho.

+ Jackson Pollock em miniatura
As representações em miniatura criadas por Fig seguem uma linha não glamourosa, mostrando a parte mais árdua do trabalho, como pode ser visto nas miniaturas de Pollock. A escolha por esse tratamento não é meramente estilística: sendo um artista, ele conhece bem dia a dia em um estúdio.




+ Pop art
A pop art de Roy Lichtenstein e Andy Warhol também tem espaço na série com artistas históricos. Enquanto Lichtenstein é retratado de forma serena, em um ambiente que parece ter saído de uma de suas telas, Warhol aparece em ação, criando uma de suas obras.


Confira a seguir outra impressionantes mini esculturas de artistas históricos feitas por Joe Fig:



Fontes: Cristin Tierney e Joe Fig