Top

Jeitinho mineiro, uai! Conheça melhor o sul de Minas

Minas blog-da-arquitetura

Paisagens bonitas, comida típica irresistível, natureza e muitos atrativos. Gostou? Isso e muito mais é o que espera pelos turistas no sul de Minas Gerais. As cidades não são muito distantes entre si, e vale a pena separar alguns dias para conhecê-las e aproveitar bastante a viagem. Veja algumas dicas que separamos nesta região, no sul de Minas Gerais.

 

+ Monte Verde

Sugestão para casais e para a família, a cidade está situada no alto da Serra da Mantiqueira, a quase 2000 metros de altitude, e encanta pela arquitetura de suas casas, em estilo europeu. Uma cidade tranquila, para quem quer descansar, fazer umas comprinhas, aproveitar a culinária local e os atrativos da natureza.

Para os que gostam de temperaturas mais baixas, procure Monte Verde no inverno. Há diversas opções de hospedagem, desde as mais simples até as mais luxuosas. Também não faltam trilhas para uma boa caminhada, e opções para os mais aventureiros, como a tirolesa e e a prática de Mountain Bike.

Imagem: Férias pelo Brasil
Imagem: Férias pelo Brasil

+ Gonçalves

Além de ser uma cidade pequena e muito tranqüila, Gonçalves reserva restaurantes com a comida típica de Minas Gerais, bem caseira. É possível fazer trilhas, a pé ou de jeep, e ainda conhecer belas cachoeiras na região, como a Cachoeira do Cruzeiro e a Cachoeira das Sete Quedas. Rappel, boia-cross e escalada são algumas opções de esportes que podem ser praticados na região.

Imagem: dregoncalves.com.br
Imagem: dregoncalves.com.br

+ Caxambu

Esta é uma das cidades que fazem parte do Circuito das Águas de Minas Gerais. É uma instância hidromineral, e tem como uma das atrações imperdíveis o Parque das Águas, com 12 fontes de águas minerais, de propriedades medicinais. Há ainda duchas, saunas e uma grande área verde no parque. Quer praticar um esporte ou passear de pedalinhos? Também é possível em Caxambu, localizada na Serra da Mantiqueira. Aproveite a visita para conhecer os produtos locais, como o doce de leite, as compotas de doces e o queijo da região.

Imagem: ohminas.com.br
Imagem: ohminas.com.br

+ Itanhandu

Esta é a cidade conhecida como a capital mineira dos ovos, devido à grande importância da avicultura no local. Entre seus visitantes ilustres destacam-se Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Grandes fazendas, belas paisagens, cachoeiras e as águas do Rio Verde compõem o cenário em Itanhandu. Destaque ainda para a arquitetura das construções da cidade, como a antiga fábrica de cerâmica. Ali perto, o local foi utilizado como campo de aviação durante a Revolução de 1932.

Imagem: portaldopatrimoniocultural.com.br
Imagem: portaldopatrimoniocultural.com.br

+ Poços de Caldas

Uma das cidades mineiras mais conhecidas por suas águas termais, Poços de Caldas tem muitas atrações a oferecer aos turistas, como o Complexo Aquático e o Palace Cassino. Ficou com vontade de conhecer a cidade por um outro ângulo? Aproveite o teleférico, um dos maiores do país, com 1500 metros. A cidade não perde a sua tranquilidade e jeitinho de interior, mesmo sendo tão visitada. Não faltam espaços culturais, e há também agito para os mais jovens, em bares e casas noturnas na região.

Imagem: pousadinhas.com.br
Imagem: pousadinhas.com.br

+ Lambari

Sabe onde é certeza encontrar o catupiry, o requeijão mais cremoso e tão consumido no Brasil? Em Lambari, a cidade que está localizada a 340 km de Belo Horizonte. O catupiry foi ali criado em 1911, pelo imigrante italiano Mário Silvestrini e sua esposa Isaíra. Mas a cidade tem ainda outros atrativos, como conhecer o Parque das Águas Minerais, provar as cachaças artesanais da região, fazer passeios a cavalo e a pé, e sempre com belas paisagens ao redor.

Imagem: espacoturismo.com.br
Imagem: espacoturismo.com.br

Referência: Visite Minas Gerais