
Inventor russo cria conceito de casa dobrável
Se na Rússia tudo acontece e tudo é possível, por que não podemos nos atentar a um novo conceito de casa dobrável proposta pelo inventor russo Dahir Insaat?
O projeto, que ainda é não mais que uma ideia, promete acabar com problemas de moradia, otimizar espaços e ser uma ótima solução para desabrigados após desastres naturais.
Incrível, não é? Mas como funcionaria sua a estrutura?

+ Casa dobrável: a casa do futuro
Conhecido como Transformer House, o projeto ainda está no início justamente pela sua inovação. A maior dificuldade dos desenvolvedores é encontrar materiais leves e fáceis de serem manuseados, que possam resistir à ação do tempo e não se deteriorem com facilidade.
Por enquanto, eles pensam em paredes de madeira de 15 cm de espessura reforçadas com placas de aço, para que a casa retenha o calor em todas as condições meteorológicas. Com isso, seria possível construir duas opções de moradia, uma térrea e outra duplex.
Com estruturas simples e resistentes transportadas por caminhões, a casa dobrável e móvel poderá ser montada rapidamente com todas as paredes, telhados e janelas em qualquer local e desmontada posteriormente. O método é simples, porém bem trabalhoso na prática.
Além disso, é preciso pensar em maneiras de inserir rede de esgoto, eletricidade, encanamento e outros recursos necessários para que uma pessoa possa viver na casa dobrável normalmente e sem problemas.

Embora pareça ainda bastante surreal e inacreditável, especialistas acreditam que essa construção seja uma tendência para o futuro, tanto pelo valor mais baixo quando comparada à convencional quanto para sua aplicação como abrigo ou prédios de interesse social, como comércios, serviços de emergência, creches e escolas.

Para saber como funcionará a casa dobrável na prática, veja o vídeo abaixo: