Ícone do site Blog da Arquitetura

Instituto Tomie Ohtake recebe obras de Pablo Picasso

Picasso_2_blog-da-arquitetura
Deux femmes courant sur la plage (La course), de Pablo Picasso

Até o dia 14 de agosto, o Instituto Tomie Ohtake, na capital paulista, apresenta a exposição “Picasso: mão erudita, olho selvagem”, com 116 peças assinadas pelo artista plástico espanhol, dentre elas 34 pinturas, 42 desenhos, 20 esculturas e 20 gravuras. Além disso, o visitante poderá conferir uma série de 22 fotogramas de André Villers, 12 fotografias de autoria de Dora Maar, três de Pirre Manciet e filmes que resgatam os trabalhos e os processos de realização das obras.

Organizada pelo Instituto Tomie Ohtake, a exposição traz obras que atualmente integram a coleção do Musée National Picasso-Paris, que tem um dos mais importantes acervos com obras do pintor espanhol. A maior parte dos itens é proveniente de doações feitas por herdeiros de Picasso, a primeira em 1979 e a seguinte, em 1990.

No entanto, duas obras que integram a mostra pertenciam ao acervo original de Dora Maar – posteriormente, foram adquiridas pelo Musée National Picasso-Paris. Dora Maar foi uma pintora, fotógrafa e poeta francesa, a quarta das sete esposas de Picasso.

Com curadoria de Emilia Philippot, que também trabalha no Musée National Picasso-Paris, a mostra tem a pretensão de “esboçar um retrato do artista que questiona sua relação com a criação, entre fabricação e concepção, implantação e pensamento, mão e olho”, revela a curadora. Desta maneira, a escolha das peças é baseada na relação especial entre Picasso e suas obras.

Le Baiser (O beijo), de Pablo Picasso

+ Picasso além dos traços 

Em “Picasso: mão erudita, olho selvagem”, o visitante poderá fazer um percurso cronológico-temático em dez seções, a começar por O primeiro Picasso. Formação e influências, que abrange o início do século XX. Em Picasso exorcista. As senhoritas de Avignon, o foco é o processo da geometrização das figuras; já em Picasso cubista. O violão, o tema é a sua relação com a música; em Picasso clássico. A máscara da antiguidade, as obras tratam da maternidade, do teatro e da dança.

O lado surreal das obras do pintor é resgatado na seção Picasso surrealista. As banhistas; enquanto seu lado politizado é relembrado em Picasso engajado. Guernica, que traz estudos da famosa obra. Em Picasso na resistência. Interiores e vanitas, o espectador conhecerá o processo de trabalho durante a guerra, além de sua vida doméstica e vaidades; Picasso múltiplo. A alegria da experimentação apresenta de trabalhos em cerâmica a fotogramas; Picasso trabalhando. O Mistério de Picasso desmistifica o processo criativo em suas pinturas e, para finalizar, O último Picasso. O triunfo do desejo, que aborda o erotismo em todos seus estados.

O Instituto Tomie Ohtake está localizado à Avenida Brigadeiro Faria Lima, 201, em Pinheiros, funcionando de terça a domingo, das 11h às 20h ( última entrada na exposição às 19h). Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente neste site, sendo que às terças-feiras a entrada é gratuita, desde que se retire a senha na bilheteria do Instituto.

Paul en Arlequin (Paul como Arlequim), de Pablo Picasso

 

Guernica, de Pablo Picasso
Sair da versão mobile