Top

Inspire-se na decoração dos hostels brasileiros

Houve um tempo em que hospedagem econômica era sinônimo de quartos apertados e muitos beliches. Mas nem tudo que é simples precisa ser simplório. Pode-se ter conforto, exclusividade e ainda pagar menos. Um conceito já muito difundido, principalmente na Europa, é a dos hostels. Embora esta alternativa de hospedagem seja, às vezes, mais cara do que um albergue – algo muito conhecido pelos viajantes; seus serviços diferenciados atraem cada vez mais os turistas.

hostels_brasil_12-blog-da-arquitetura
(Imagem divulgação 021hostel)

Há lindos hostels em todo o país, mas os brasileiros ainda não se familiarizaram com o seu funcionamento. Normalmente, os estrangeiros aproveitam mais esta experiência. Muito além da ideia de se pagar menos, o que estes turistas procuram é a integração e a descontração. Cada ano aumenta mais a procura por estes estabelecimentos. E para se destacar da concorrência, os novos hostels investem em uma decoração descolada, com ambientes diferentes, espaços temáticos, muita arte, cultura e entretenimento.

hostels_brasil_02-blog-da-arquitetura
(Imagem divulgação HBB hostel)
hostels_brasil_09-blog-da-arquitetura
(imagem divulgação WE Hostel Design)

Os ‘hostels design’ chamam a atenção. Eles investem bastante na qualidade, na inovação e na criatividade das instalações. A localização é importante, mas, certamente, o cuidado com a estrutura, o atendimento e seus atrativos –  como o bom design, a forma e a funcionalidade dos espaços; é o que faz os viajantes retornarem ao local.

hostels_brasil_08-blog-da-arquitetura
(Imagem divulgação Hello Hostel Design)
hostels_brasil_05-blog-da-arquitetura
(Imagem divulgação F Design Salvador)

Normalmente, nos hostels, os quartos são coletivos, ou seja, com mais de uma cama por ambiente. Mas, em alguns deles, já se pode encontrar dormitórios privativos e suítes. E se tratando da decoração, tem estilo diferente suficiente para todo o tipo de cliente. Móveis vintages, modernos, rústicos, despojados, formais e outros. Cada pequeno toque visual atrai ainda mais a atenção do público.

hostels_brasil_04-blog-da-arquitetura
(imagem divulgação Bee.W Hostel)
hostels_brasil_11-blog-da-arquitetura
(Imagem divulgação Hostel Café Cultura)

Decoração bem planejada não é mais um luxo, mas um requisito básico dos hostels. Em alguns endereços podem-se ver projetos bem elaborados por designers e arquitetos conhecidos. A decoração descolada da hospedagem é uma particularidade. Aos olhos dos clientes, este pode ser o maior diferencial na hora da escolha do destino de viagem. Aquele turista mais exigente buscará pelo local que mais combina com a sua personalidade e seu jeito de ser.

hostels_brasil_03-blog-da-arquitetura
(Imagem divulgação Bee.W Hostel)
hostels_brasil_10-blog-da-arquitetura
(Imagem divulgação Hostel Café Cultura)

Na decoração dos dormitórios dos hostels se vê de tudo. Móveis garimpados, reciclados, clássicos, de lojas de grife e outros. Cada pequeno objeto faz a diferença. Todo detalhe deve ser bem pensado, caprichosamente limpo e em harmonia com a decoração. O mais correto é seguir a mesma linha visual em todos os ambientes e de acordo com o tema escolhido para a hospedagem. Pode ser utilizadas cores, texturas, imagens e materialidades para diferenciar os diferentes tipos de dormitórios oferecidos.

hostels_brasil_07-blog-da-arquitetura
(Imagem divulgação Oztel)
hostels_brasil_13-blog-da-arquitetura
(Imagem divulgação Tetris Hostel)

Fontes: UOLCasa Vogue, Folha de São PauloDecoração Pra CasaHostel World, Editora Abril.