
Inspire-se na decoração dos hostels brasileiros
Houve um tempo em que hospedagem econômica era sinônimo de quartos apertados e muitos beliches. Mas nem tudo que é simples precisa ser simplório. Pode-se ter conforto, exclusividade e ainda pagar menos. Um conceito já muito difundido, principalmente na Europa, é a dos hostels. Embora esta alternativa de hospedagem seja, às vezes, mais cara do que um albergue – algo muito conhecido pelos viajantes; seus serviços diferenciados atraem cada vez mais os turistas.

Há lindos hostels em todo o país, mas os brasileiros ainda não se familiarizaram com o seu funcionamento. Normalmente, os estrangeiros aproveitam mais esta experiência. Muito além da ideia de se pagar menos, o que estes turistas procuram é a integração e a descontração. Cada ano aumenta mais a procura por estes estabelecimentos. E para se destacar da concorrência, os novos hostels investem em uma decoração descolada, com ambientes diferentes, espaços temáticos, muita arte, cultura e entretenimento.


Os ‘hostels design’ chamam a atenção. Eles investem bastante na qualidade, na inovação e na criatividade das instalações. A localização é importante, mas, certamente, o cuidado com a estrutura, o atendimento e seus atrativos – como o bom design, a forma e a funcionalidade dos espaços; é o que faz os viajantes retornarem ao local.


Normalmente, nos hostels, os quartos são coletivos, ou seja, com mais de uma cama por ambiente. Mas, em alguns deles, já se pode encontrar dormitórios privativos e suítes. E se tratando da decoração, tem estilo diferente suficiente para todo o tipo de cliente. Móveis vintages, modernos, rústicos, despojados, formais e outros. Cada pequeno toque visual atrai ainda mais a atenção do público.


Decoração bem planejada não é mais um luxo, mas um requisito básico dos hostels. Em alguns endereços podem-se ver projetos bem elaborados por designers e arquitetos conhecidos. A decoração descolada da hospedagem é uma particularidade. Aos olhos dos clientes, este pode ser o maior diferencial na hora da escolha do destino de viagem. Aquele turista mais exigente buscará pelo local que mais combina com a sua personalidade e seu jeito de ser.


Na decoração dos dormitórios dos hostels se vê de tudo. Móveis garimpados, reciclados, clássicos, de lojas de grife e outros. Cada pequeno objeto faz a diferença. Todo detalhe deve ser bem pensado, caprichosamente limpo e em harmonia com a decoração. O mais correto é seguir a mesma linha visual em todos os ambientes e de acordo com o tema escolhido para a hospedagem. Pode ser utilizadas cores, texturas, imagens e materialidades para diferenciar os diferentes tipos de dormitórios oferecidos.


Fontes: UOL, Casa Vogue, Folha de São Paulo, Decoração Pra Casa, Hostel World, Editora Abril.