Top

Inspirador! Bairro australiano tem uma das maiores hortas comunitárias do mundo (e tudo começou com um pé de limão)

Imagine abrir a porta de casa e dar de cara com uma horta orgânica comunitária, com os mais variados vegetais e legumes. Melhor que isso, poder escolher aqueles que mais gosta, para fazer um preparo com uma opção fresquinha e livre de componentes químicos. Isso já é realidade em Buderim, um bairro australiano que concentra uma das maiores hortas comunitárias do mundo.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Como funciona esse projeto?

Localizado na famosa cidade de Queensland, o espaço foi idealizado por um casal que não aguentava mais pagar um preço tão caro por opções naturais nas lojas. A partir daí, iniciaram a construção do espaço, conhecido atualmente como Urban Food Street. O que começou com um pé de limão, sete anos depois tornou-se um projeto inspirador, em mais de 10 ruas do bairro.

Para ter ideia da proporção da horta, em 2015 foram produzidos 900 kg de bananas e 300 pés de couve. A proposta inspirou a comunidade a investir e trabalhar cada vez mais para que ele crescesse, tanto que a cultura local mudou drasticamente. Hoje em dia, campos abandonados e espaços pouco aproveitados viraram enormes plantações, cultivadas por todos os moradores locais – que visam sempre incentivar as crianças.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

“Um dos problemas com a culinária é que você nunca tem as ervas que precisa às oito horas da noite, mas agora temos o bairro e você pode, simplesmente, descer e pegar o que precisa para a sua refeição”, contou Caroline Kemp, uma das idealizadoras, à ABC Austrália.

Caroline destaca ainda o quanto a horta orgânica mudou os hábitos locais. “Isso mantém um carro fora das estradas, torna mais fácil a refeição e também mais saudável, porque você ainda está caminhando. Esta é a essência do bairro: andar e se envolver”, comemorou.

Para ela, o conceito serviu para, além de levar mais saúde às pessoas, promover a interação entre os moradores de Buderim. Cada um é livre para se beneficiar dos frutos, legumes, temperos e todas as opções naturais e, nesse tempo acabam fazendo amizades e melhorando a convivência no ambiente.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Inspirador, não é? Para saber mais sobre o Urban Street Food, é só acessar o site oficial.

Referência: Ciclo Vivo