
Inhotim: destino incrível e ainda desconhecido
Se você gosta bastante de arte, provável que já tenha ouvido falar do maior museu a céu aberto da América Latina, mas grande parte das pessoas ainda não descobriu Inhotim…
Fruto da ideia genial de um empresário mineiro, descrever Inhotim não é tarefa fácil: Centro de arte contemporânea a céu aberto? Uma fazenda cheia de artes? Lugar dedicado ao descanso e contemplação?
Na verdade é tudo isso e muito mais, e somente uma visita vai te ajudar a ter uma opinião mais próxima o possível da realidade, pois lá é tudo muito bonito, grande e sensorial.
Inhotim é uma fazenda de 140 hectares que fica numa cidade bem pequena de Minas Gerais chamada Brumadinho, situada a 60km da capital do estado, Belo Horizonte. Foi inaugurada em 2004 para que seu fundador, Bernardo Paz, pudesse alocar sua expressiva coleção de arte contemporânea, e foi aberto ao público em 2006.
Apesar de ser um centro dedicado à arte, uma outra coisa também chama bastante atenção ao local que é a botânica, outra paixão do seu proprietário e idealizador. O local está cercado de belos exemplares de plantas raras e exóticas provenientes de vários países, não apenas do Brasil, se tornando então um imenso e rico jardim. A arquitetura e disposição das galerias então, é um show a parte! Tudo foi muito bem pensado e projetado para nos presentear com beleza e harmonia.
É simplesmente uma delícia se perder e se encontrar em Inhotim, e ir descobrindo suas obras de arte e galerias espalhadas, cada qual com suas caraterísticas, cores, formas e artistas específicos, ou até sentar em seus bancos entalhados em troncos de árvores gigantes e contemplar a natureza deslumbrante que circunda o museu.
Partindo para a parte prática da viagem, para visitar o museu com a calma e dedicação merecidos são necessários pelo menos dois dias e a melhor maneira é pernoitando em Brumadinho e alugando um carro, que facilita muito a locomoção.
Com relação a alimentação, pode ficar despreocupado: há dois excelentes restaurantes para sentar e almoçar com calma, e várias lanchonetes espalhadas pelo local. Mas tenha dinheiro em mãos pois as lanchonetes ainda não aceitam cartão de crédito e débito.
Outra dica importante é comprar as caronas nos carros de golfe, caso não tenha muito tempo ou disposição para fazer os percursos a pé, pois são as distâncias entre as galerias são realmente longas.
Tudo que eu disser a mais pode soar como exagero, mas como um amigo uma vez me disse Inhotim te dá orgulho de ser brasileiro!
Vá, confira com seus próprios olhos e sentidos e compartilhe com a gente essa linda e inspiradora experiência! ;)