Top

Inglaterra terá o primeiro edifício skatepark do mundo

Talvez você nunca tenha ouvido falar de Folkestone, pequena cidade portuária inglesa no condado de Kent, no sudeste da Grã-Bretanha. Mas um audacioso projeto pretende torná-la uma meca para os skatistas: um edifício skatepark, o primeiro do mundo.

Localizado em Folkestone, na Inglaterra, o skatepark terá cinco pavimentos e um subsolo

Trata-se do projeto de revitalização de um prédio que abrigava um bingo. O espaço de mais de 5 mil metros quadrados e cinco andares terá pistas de skate distribuídas ao longo de três pavimentos.

Feitas de concreto, as pistas serão interligadas por escadas com corrimões, estrutura que também poderá ser usada para manobras de skate. Um bowl no segundo andar permitirá transições rápidas (esse tipo de pista tem paredes arredondadas e lembra bastante uma piscina vazia).

Antes do projeto, o edifício de 5 mil metros quadrados abrigava um bingo

Além das pistas, o Guy Hollaway Architects, estúdio de arquitetura que assina o projeto, sugere a criação de um clube de boxe no subsolo e mais dois bares (no total, o edifício tem cinco pavimentos e o subsolo). No terraço, os visitantes poderão degustar um café e desfrutar da bela vista, que inclui o Canal da Mancha.

Outra proposta para o skatepark é uma parede de escalada de 11 metros de altura, o que deve atrair também os entusiastas de rapel. Vale destacar que as atrações oferecidas no espaço considera tanto iniciantes como os já familiarizados com os esportes.

O responsável pela arquitetura é o estúdio Guy Hollaway Architects

Cidade renovada

Um dos investidores que tornará a criação do edifício skatepark possível é o filantropo Roger De Haan. O milionário é dono da zona portuária de Folkestone e tem investido bastante na renovação e regeneração da cidade. Inclusive, construiu cerca de mil casas para a população menos favorecida.

Com orçamento de 12,5 milhões de euros (aproximadamente 42 milhões de reais), a inauguração do empreendimento deve acontecer entre o final deste ano e o começo de 2018.

Além de pistas de skate, o espaço terá uma parede de escalada, clube de boxe e bares

Fotos: Guy Hollaway Architects. Fontes: Canal Off, DesignBoomArts & Business Cymru e Wikipedia.