Top

Incrível: 6 tecnologias do passado que estão sem explicação até hoje

Sem dúvida, a tecnologia avança a cada dia, mas isso não significa que ela esteja presente somente na sociedade contemporânea. Na antiguidade já se fazia uso da tecnologia, mas como elas eram passadas oralmente do mestre para o artesão, muitas se perderam ao longo dos anos. Através de uma investigação, foram descobertas 6 incríveis tecnologias que se perderam ao longo do tempo e que o Blog da Arquitetura listou abaixo para você. Confira!

1. A taça de Licurgo que muda de cor

Foto: Reprodução.

Essa taça foi desenvolvida no século 4 D.C para representar a morte do Rei Licurgo. O mais interessante é que ela muda de cor de acordo com a iluminação e com o liquido de seu interior. Por exemplo, com água a cor fica azul, com azeite fica avermelhada, com sombra fica verde. Ela foi fabricada com nanopartículas de prata e ouro e cientistas acreditam que ela era utilizada para verificar a composição do líquido em seu interior. Esse fato representa um indício de que desde aquela época se pensava no que hoje é chamado de nanotecnologia.

2. A energia livre

Nikola Tesla, em 1901, desenvolveu uma torre que tinha a capacidade de transmitir energia a qualquer ponto da Terra, tudo isso gratuitamente. Lamentavelmente, o projeto perdeu apoio financeiro e o escritório responsável foi destruído. Alguns dos poucos documentos que sobraram a respeito apontam raios cósmicos e o Sol como fontes de energia e solo como reservatório de energia negativa, mas o fato é que ainda é uma incógnita o real funcionamento dessa tecnologia.

3. O som do ar (sim, você leu direito)

Foto: Reprodução.

Localizado na ilha de Malta, encontra-se o templo subterrâneo mais antigo do mundo, datado 2.500 a.c. O mais curioso do templo é que apenas vozes masculinas em baixo tom são ecoadas e podem ser ouvidas. Os demais sons não são escutados. Até hoje pesquisadores buscam entender como funciona a lógica do amplificador e da acústica do local.

4. O vidro flexível que não quebra

Por volta de 14 a 37 a.c, o imperador romano Tibério recebeu de presente uma taça de vidro, que ele jogou no chão e não quebrou. O vidraceiro que o presenteou descobriu uma técnica que foi chamada de “vidro flexível”, no entanto, com medo da valorização do material e que ele colocasse em risco o valor do ouro e prata, o imperador mandou matar o soprador de vidro para que o segredo da técnica morresse com ele.

5. O fogo grego que não se apaga com água

Foto: Reprodução.

O fogo grego foi uma poderosa arma de guerra utilizada pelos bizantinos nas guerras navais. Consistia em um tubo de cobre que lançava um jato de fogo que chegava a alcançar 30 metros e não era possível ser apagado com água. Durante os anos ela foi substituída por outras armas, mas até hoje não se conhece a verdadeira fórmula da arma.

6. Um antídoto universal

Mitrídates VI, um poderoso rei da Ásia Menor, tinha tanto medo de morrer envenenado que ficou durante anos experimentando diferentes substancias tóxicas para acostumar o organismo contra um possível envenenamento. Ele desenvolveu uma substância que foi chamada de “antídoto universal” contra envenenamento e intoxicação através da mistura de 54 substâncias, mas até hoje não se sabe quais são esses ingredientes.

Fonte: Incrivel Club