Top

Impressora 3D transforma lixo plástico em casinhas para animais de rua

O que fazer com tanto plástico jogado fora, hein? Cerca de 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos são encontradas nos oceanos do mundo inteiro todos os anos. Indignados com a situação, sobretudo na Grécia, onde há praias lindíssimas lotadas de turistas e, consequentemente, de lixo que é deixado para trás, um grupo de designers se propuseram a arranjar uma solução.

Esse grupo criou o The New Raw, uma organização que oferece soluções sustentáveis para a poluição desenfreada de lixo plástico. Ela tem o objetivo de transformar os resíduos em material bruto de valor mercadológico para impressoras 3D, e que depois podem ser utilizados para algum fim.

plastico-blog-da-arquitetura

Panos Sakkas, cofundador da empresa conta o porquê da ideia. “O plástico está em todo lugar. Como designers, estamos sempre pensando em soluções para ajudar a tornar algo tão negativo em algo positivo”, explica.

Essa ideia positiva da qual Sakkas se refere é a transformação de todo o plástico resgatado dos aterros e oceanos em casinhas para animais de rua da Grécia. O material também poderá ser utilizado para fabricar material de construção que preenche rachaduras.

plastico-the-new-raw-blog-da-arquitetura

Além disso, os profissionais gregos possuem um projeto que incentiva crianças a valorizarem a reciclagem, e promovem coletas de garrafas plásticas com elas. Legal, né?

Conheça mais sobre o The New Raw no vídeo oficial abaixo: