
Hotel japonês de 1311 anos é considerado o mais antigo do mundo
Tradição é o que não falta ao hotel Nishiyama Onsen Keiunkan, contruído no ano de 705, na cidade japonesa de Yamanashi. Ele, inclusive, aparece no Guinness, o livro dos recordes, como hotel mais antigo do mundo. Afinal, são 1311 anos e 52 gerações na mesma família, a Mahito.
Inicialmente, o Nishiyama Onsen Keiunkan era uma pensão, até se tornar um hotel em um vale cercado por montanhas. Já recebeu hóspedes ilustres, de imperadores a samurais, mas atualmente são os turistas que aproveitam seus espaços. A arquitetura tradicional foi mantida, mesmo após uma renovação feita em 1997, que aumentou seu tamanho. Espécie de refúgio,não possui internet e tem apenas 35 quartos, todos com piso de tatame e decoração clássica, inclusive com obras de arte.
Outro destaque é a natureza, que beneficia o hotel com fontes de águas termais. Para quem quiser relaxar, pode aproveitar uma das seis piscinas naturais – ou todas elas: são quatro externas e duas cobertas. Além disso, outro poço para a produção de águas termais está sendo cavado, o que pode resultar em outro recorde para o Nishiyama Onsen Keiunkanl: o de hotel com a maior produção de água termal por minuto.
A longevidade do estabelecimento, segundo especialistas, é devido à experiência e expertise da família Mahito, que o administra há 13 séculos. Suas avaliações são sempre positivas, ressaltando o atendimento e o serviço de alta qualidade, conforme garantem alguns hóspedes que já tiveram o privilégio de conhecê-lo.
O preço da diária condiz com o fato de se tratar de um estabelecimento único no mundo: a partir de 34.720 yens (cerca de R$ 1.188), duas pessoas podem se hospedar com direito a café da manhã e jantar. Por esse valor, o hóspede tem a experiência de vivenciar tradições japonesas milenares e estar imerso nos hábitos locais, com retirar os calçados antes de entrar e usar roupões tradicionais, oferecidos pelo próprio hotel.
Fontes: Época Negócios e Fortune.