Top

Helix Bridge: a ponte espetacular de Cingapura

Já ouviu falar da Helix Bridge? Provavelmente não, mas pode ter certeza que depois que conhecer essa ponte, você nunca mais irá se esquecer dela. O motivo é bem simples: ela é espetacular!

Existe um ditado que diz que “o sonho do arquiteto é o pesadelo do engenheiro”, retratando que quanto mais bela a arquitetura de um edifício ou monumento, mais complicado é para que ele seja construído. Digamos que essa regra não se aplica a Helix Bridge.

Crédito: Helix Bridge
Crédito: ArchDaily

A ponte, localizada em Marina Bay em Cingapura, possui um fabuloso e chamativo design em formato de dupla hélice, inspirado na famosa estrutura do DNA. Porém contrariando a lógica, esse estilo não apenas deixa a ponte mais atrativa como também é responsável por reduzir em cinco vezes a quantidade de aço necessário para construí-la.

A Helix Bridge é a maior ponte exclusiva para pedestres de Cingapura, possuindo cerca de 280 metros de comprimento, 2,4 km de tubos de aço inoxidável e está elevada uma altura de quase 9 metros do nível do rio. Segundo o Grupo Cox Rayner, que a projetou, ela ainda suporta até 16.000 pessoas ao mesmo tempo.

Custando 68 milhões de dólares, sua construção foi completamente finalizada em junho de 2010, tendo levado dois anos para ser concluída. Hoje, já está entre os principais cartões postais de Cingapura, tendo inclusive recebido o prêmio de Melhor Edificação de Mobilidade Urbana do Mundo 2010 do renomado World Architecture Festival Awards (WAF Awards).

Crédito: ArchDaily
Crédito: ArchDaily

Para que o resultado fosse atingido com êxito, ocorreu o uso de um processo de modelagem 3D altamente sofisticado. Para realçar as curvaturas da estrutura que envolve a ponte, foi instalada um moderno sistema de iluminação LED ao longo dos espirais, além da iluminação do solo, que teve uma dedicação separada para destacar a combinação de segmentos da cobertura de vidro e aço perfurado.

+Curiosidade

Se você ainda se lembra das suas aulas de Biologia do Ensino Médio vai achar esse detalhe sensacional. Todas as noites, pares de botões verde e vermelho com as respectivas tags “c” e “g” ou “a” e “t representando as bases do DNA: citosina, guanina, adenina e timina, geram uma criativa iluminação a partir chão, colaborando ainda mais para uma experiência sensacional de quem passa pela ponte.

Fonte: Deezen