Já reparou que, muitas vezes, a história de um lugar pode ser contada através de sua arquitetura? As construções guardam e revelam elementos históricos riquíssimos. Uma cidade como o Rio de Janeiro, por exemplo, possui um acervo arquitetônico importantíssimo, que demonstra todo seu processo de desenvolvimento, expansão e urbanização desde o seu surgimento, em 1565.
Pensando nisso, foi desenvolvido um Guia da Arquitetura do Rio de Janeiro, com mais de 700 verbetes de edificações, 400 imagens e diversos mapas. É um livro da editora Bazar do Tempo, que mapeia a história da construção da cidade e sua influência cultural. O projeto foi patrocinado através do Programa de Fomento a Cultura Carioca.
O guia permite um conhecimento do rico patrimônio arquitetônico da cidade. Apresenta dicas de locais para visitação, com detalhamento sobre cada um dos imóveis e de outros bens abordados, além de contar a história da formação do Rio de Janeiro, desde o marco-zero, o Centro Antigo, até a mais recente expansão, a Zona Oeste. Também relata todas as regiões que passaram por grandes transformações, como a Zona Portuária, que reúne construções de 1600 até o Museu do Amanhã, de 2016.
Os capítulos são divididos em 27 regiões que seguem o caminho de expansão da cidade. A cada região, um texto introdutório apresenta ao leitor o seu destino, falando um pouco sobre sua história e seu processo de urbanização. Ainda possui um mapa que localiza todos imóveis descritos, identificados por um numero.
Todos os imóveis descritos apresentam ficha técnica, com endereço, data da construção, se é tombado ou não. A maioria das 400 fotografias presentes no guia é de Cesar Barreto, algumas de Américo Vermelho, e outras de acervos e colaboradores.
Além de ser um roteiro para visitações e estudos, também pode ser utilizado como um texto de história. Com uma leitura fácil e muito ilustrado, pode despertar o interesse de muitos leitores, pesquisadores e amantes da cidade do Rio. Vale a pena conhecer.
Fonte: CAU/RJ