
Grandes nomes da arquitetura: Zaha Hadid
Zaha Hadid nasceu em Bagdá em 1950. Estudou em Londres na Architectural Associaton School of Architecture (AA), onde teve aula com Leon Krier e Rem Koolhaas e obteve o diploma em 1977. Lecionou em varias instituições prestigiadas do mundo. Ocupou a presidência da Kenzo Tange na Escola de Graduação de Design da Universidade de Harvard, tornou-se sócia do Office for Metropolitan Architecture (OMA). Deu aulas com o seu antigo professor e fundador do OMA, Rem Koolhaas, na AA, onde orientou num estúdio próprio até 1987.
Zaha nos deixou recentemente, no mês de março de 2016 e o seu último trabalho foi como professora na Universidade de Artes Aplicadas de Viena na Áustria.

Ficou conhecida internacionalmente por seus projetos ousados, boa parte deles conceituais e identificados com a corrente desconstrutivista – uma tendência da arquitetura pós-moderna que quebra as regras da arquitetura moderna, caracterizando-se pela fragmentação, pelo processo de desenho não linear. Apesar da palavra desconstrução implicar um ato de destruição para muitas pessoas, os arquitetos descontrutivistas colocam as formas puras da tradição arquitetônica no sofá e analisam os sintomas de uma impureza reprimida.
O projeto do corpo de bombeiros em Vitra é um exemplo do trabalho de Zaha Hadid que se aprofunda na linguagem teórica desconstrutivista, desenvolvido através de suas pinturas como mediadora conceitual na busca de relações espaciais e formas. O projeto é uma síntese da filosofia e arquitetura que conectam o campus de design Vitra ao seu entorno.

Entre seus outros projetos executados estão:
- Centro Rosenthal de Arte Contemporânea (1998) Cincinnati, Ohio, EUA;
- Terminal Hoenheim-North (2001) Estrasburgo, França;
- Bergisel Ski Jump (2002), Innsbruck, Áustria;
- Centro Aquático de Londres (2011), Londres, Inglaterra.




Curiosidades
- Em 2004, Hadid se tornou a primeira mulher a receber o Prêmio Pritzker de Arquitetura.
- Além de construções imponentes, a arquiteta contribuiu com o mundo da moda. Exemplo disto foi a parceria de sucesso com a marca de sandálias brasileira Melissa.
