
Governo da Indonésia ajuda a colorir vilarejo e o transforma em ponto turístico
A Indonésia é um arquipélago repleto de destinos turísticos para viajante nenhum colocar defeito. São praias paradisíacas e reservas naturais em florestas e ao pé de vulcões majestosos, mas as belezas do país vão além do ecoturismo…
Kampung Pelangi é um vilarejo composto de 232 casas que passou recentemente por uma transformação digna de reality shows de arquitetura e decoração. O governo local investiu 22 mil dólares para colorir fachadas e telhados, além de bancos e pontes. O motivo? Tornar a favela um lugar mais atraente para os turistas.
Não é à toa, portanto, que até o nome da cidade foi mudado: a antiga Kampung Wonosari virou Kampung Pelangi, que quer dizer Aldeia Arco-íris, ao pé da letra. O vilarejo se tornou um dos locais mais coloridos não apenas da Indonésia, mas do mundo.
Para isso, cada casa foi pintada com pelo menos três cores, criando padrões, texturas e figuras. Foram escolhidos tons brilhantes e alegres, usados também para grafitar alguns murais pelo vilarejo.
Aldeia mais colorida do país
A série de cores brilhantes que transformou as casas de Pelangi não é algo inédito no país. O projeto foi inspirado em aldeias menores, como Kampung Kali Code em Yogyakarta, e Kampung Tridi em Malang. Ambas também haviam recebido a nova camada de tinta que mudou o cotidiano de seus moradores.
O idealizador do projeto é diretor de um colégio em Kampung Pelangi e se chama Slamet Widodo. Ele espera que a aldeia se torne a maior cidade colorida da Indonésia – o que não seria muito difícil.
O resultado parece ter surtido efeito além do estético: a Associação de Construtores da Indonésia afirma que o novo visual de Kampung Pelangi aumentou significativamente a movimentação de restaurantes e lojas locais. Ou seja, o investimento já está rendendo bons frutos para os habitantes e trabalhadores da aldeia.
