
Fotógrafo confere colorido especial a edifícios alemães
Paul Eis é um jovem alemão de 18 anos que gosta muito de fotografia e arquitetura – tanto é que está se preparando para cursar essa última. Com olha atento e muita criatividade, ele decidiu criar um projeto diferente: conferir um colorido especial às imagens clicadas de edifícios monocromáticos em Berlim e Hamburgo.
Para isso, Eis criou um perfil no Instagram com imagens fora do contexto original, com paletas de cores vibrantes e sobrepostas a um fundo azul. Segundo ele, a intenção do projeto é mostrar que há muito mais na arquitetura dessas cidades do que as fachadas monocromáticas podem sugerir. Acrescentar cores ajudaria a destacar as peculiaridades da arquitetura desses edifícios, transformando o olhar de quem os observa.
Alguns dos projetos clicados por Eis levam a assinatura de profissionais renomados da arquitetura, como Walter Gropius e Frank Gehry. Porém, ele começou a fotografar construções que datam do período socialista e, ao notar a monotonia dos tons cinza e branco, pensou que adicionar cores tornaria essas estruturas de design minimalista muito mais interessantes.
Após a experiência inicial, o fotógrafo resolveu clicar edifícios contemporâneos de Berlim e Hamburgo. Ele conta que as cores ajudam a destacar detalhes arquitetônicos, como janelas e varandas, usando ao menos uma cor que combine com o fundo azul. Já a ordem das cores depende da estrutura do projeto: se a geometria for clean, a opção é por tons que se repitam ao longo da fachada fotografada; se a estrutura for aleatória, ele também escolhe uma ordem mais aleatória de cores.
Confira a seguir alguns edifícios fotografados e editados por Paul Eis e veja de que maneira as cores realmente realçam as fachadas desses projetos.
Fonte: Dezeen