Top

Fazenda urbana promete aproximar as crianças da natureza

Designers italianos projetam uma construção que objetiva aproximar as crianças à natureza. Conheça a "fazenda pré-escolar".

O projeto é voltado para a construção de um novo conceito, o de “fazendo pré-escola”. Nesta construção o objetivo, mais do que possibilitar a criação de um espaço para o cultivo de uma horta pelas crianças, a intenção é trazer meninas e meninos para mais perto da natureza, fazendo a junção da ideia de hortas e fazendas urbanas com a educação pré-escolar.

escola-blog-da-arquitetura

O projeto de 2015, denominado “Nursery Fields Forever”, é de um time de designers que reside em Roma, na Itália. Os integrantes são Edoardo Capuzzo Dolcetta, Gabriele Capobianco, Davide Troiani e Jonathan Lazar e foram eles os ganhadores de um prêmio de arquitetura, o AWR International Ideas Competition, uma competição anual de design de interiores, design industrial, planejamento urbano e arquitetura em que podem participar profissionais, recém graduados e estudantes através de apresentações de trabalhos individuais ou em grupo.

O projeto inclui, além do cultivo de alimentos orgânicos e criação de animais, um modelo que permite que as crianças tenham contato com a tecnologia voltada à sustentabilidade, como a energia solar e a eólica. Além disso, são as próprias crianças que colocam a “mão na massa” e aprendem na prática. Os três principais objetivos do projeto é permitir um aprendizado através do contato direto com a natureza, e levando em consideração a técnica e a prática.

Outro ponto importante que é considerado no “Nursery Fields Forever” é o desenvolvimento de habilidades a partir de novas experiências, além da autoconfiança nas crianças a partir da interação com animais e o cultivo de alimentos. É saudável que as crianças tenham essa proximidade com a natureza, o que é bem visto inclusive por especialistas, como psicólogos infantis. O projeto está apenas na fase de idealização, até porque há um desafio em promover o ensino que não seja o padrão e o regulamentado, baseado em salas de aula. Confira mais imagens do projeto:

Senza titolo-4 educação-blog-da-arquitetura escola-fica-dentro-fazenda-organica-blog-da-arquitetura

Imagens: Jonathan Lazar

Referências: The Greenest Post, Inhabitat, AWR Competitions, Arch Daily