
Famosos que são formados em arquitetura e você nem imaginava
Há pessoas que cursam uma faculdade, mas no meio ou logo depois de se formar, percebem que não era aquele caminho que queria trilhar. Normal acontecer isso em qualquer área e com qualquer pessoa, inclusive aquelas que se destacam em outras áreas e são consideradas celebridades. Quer conhecer os famosos que são formados em arquitetura? Veja abaixo os nomes que nunca passariam por sua cabeça:
Fernando Meirelles
Reconhecido no Brasil e no exterior, o cineasta Fernando Meirelles se formou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU) e concluiu seus estudos na década de 80. Uma curiosidade é que seu trabalho de conclusão de curso foi apresentado no formato de filme, e não com um projeto de arquitetura. Sendo assim, passou raspando com a nota mínima. Para você ver como o cinema já era uma grande paixão do diretor de “Cidade de Deus” e “O Jardineiro Fiel”.
Falcão
Falcão é muito mais que um ícone do brega! Como sempre gostou muito de desenhar, correu atrás do curso de arquitetura. Enquanto estudava para passar no vestibular, se formou técnico em edificações na Escola Técnica Federal do Ceará. Em 1982 ingressou na Universidade Federal do Ceará, depois de cinco tentativas. Formou-se em 88 e, com um grupo de colegas, abriu um escritório onde se dedicou durante três anos até optar pela carreira musical. Por essa você não esperava, hein?
Carlos Moreno
Talvez por nome você não conheça, mas esse rosto é inconfundível, não é mesmo? Estrela de comerciais, sobretudo os da Bombril, Carlos Moreno é formado em arquitetura pela FAU USP e pós-graduado em uma faculdade dos Estados Unidos. Apesar da dedicação acadêmica, ele nunca exerceu a profissão, e dedicou-se à atuação em vídeos publicitários. Ele foi garoto-propaganda da Bombril de 1978 a 2004!
Chico Caruso
O renomado caricaturista, ilustrador e chargista, Francisco Paulo Caruso também é formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Na época do curso, no entanto, ele já brilhava como chargista e trabalhava para a revista universitária Balão. Quando ocorreu o Ato Institucional nº5, (AI-5), em 1968, Chico Caruso precisou fazer uma pausa nas ilustrações, as quais foram retomadas somente em 1972.
Ice Cube
Famoso por sua música e estilo despojado, você não imaginaria que o rapper também se interessaria pelo mundo da arquitetura, não é mesmo? O norte-americano estudou desenho de arquitetura no Instituto de Tecnologia de Phoenix. Ele se inspirou pela arquitetura do Sul da Califórnia, e diz ter feito essa escolha para ter uma opção à música.
Seal
Intérprete de “Kiss From a Rose” e “Crazy”, Seal também não deixou de se especializar em outra profissão além da música. Ele se formou em arquitetura em Londres e trabalhou em diversos de escritórios desenvolvendo projetos.
Personalidades que cursaram faculdade de Arquitetura, mas não concluíram
Há aqueles também que tentaram construir uma carreira de arquiteto, mas se viram diante de outros desejos e sonhos. Para segui-los, desistiram da faculdade. Quer saber quem são? Veja:
Chico Buarque
O artista cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP entre 1963 e 1965. Mas foi também nessa época que começou a compor e a mostrar sua música em saraus e shows, além de conhecer muitos de seus parceiros de composição e palco. Se encantou pela coisa e deixou a arquitetura de lado.
Tom Jobim
Aos 18 anos Tom Jobim ingressou na Faculdade Nacional de Arquitetura do Rio de Janeiro, a mais antiga instituição da área no Brasil. O compositor de “Chega de Saudade”, neste primeiro ano de curso, até trabalhou em um escritório de arquitetura, mas seu envolvimento com a música falou muito mais alto.
Arrigo Barnabé
O músico e ator cursou dois anos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (entre 1971 e 1973). Desistiu da carreira de arquiteto e ingressou na Escola de Comunicação e Artes, onde faz o curso de composição no Departamento de Música.
Herbert Viana
Herbert Vianna já tinha sua banda – ainda não era Paralamas – quando estudava para passar ono vestibular. Escolheu Arquitetura e Urbanismo mais para impressionar seus pais e passou na Universidade Federal do Rio de Janeiro, localizada na Ilha do Fundão. Ele diz em sua biografia que logo no segundo ano já sabia que havia escolhido o curso errado.
Humberto Gessinger
Gessinger, líder da banda Engenheiros do Hawaii, cursou arquitetura e urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e até tentou levar a carreira musical juntamente com os estudos, mas não conseguiu e desistiu.
Guilherme Arantes
O músico também tentou conciliar a paixão pela música com a certeza de um curso superior na década de 70. Ele estudou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, mas a largou no terceiro ano para se dedicar à vida artística.
Fundadores do Pink Floyd
Três membros do Pink Floyd se conheceram enquanto estudavam arquitetura na Regent Street Polytechnic em Londres, que é agora chama-se Universidade de Westminster: Roger Waters, Nick Mason, Richard Wright. Dois anos depois de ingressar, Waters foi dispensado por desinteresse e por não lidar bem com críticas. Logo depois, Mason e Wright também deixam os estudos. A música “The Wall” é também inspirada nesta época de faculdade, e o álbum “Music for Architectural Students” (1969), ao tempo dedicado a ateliês.
Samuel L. Jackson
Jackson cursou arquitetura Morehouse College em Atlanta até pedir a transferência para as artes dramáticas na mesma universidade. O ator icônico recebeu seu diploma em 1972 e abandonou seu interesse pela arquitetura.
Courteney Cox
A Monica Geller do seriado ‘Friends‘ também escolheu a arquitetura para cursar, mas a dedicação durou pouco tempo. Para seguir a carreira de modelo, ela largou a Mount Vernon College em Washington D.C, e se mudou para Nova York.
Zacarias
Sim, até um dos “Trapalhões” está nesta lista! Mas deixamos ele por último pelo simples motivo dele ter tentado ingressar no curso de arquitetura, mas por problemas financeiros não ter conseguido. Natural de Sete Lagoas, em Minas, ele até se mudou para BH exclusivamente para estudar arquitetura, após tentar e desistir, Zacarias trabalhou como bancário e radialista antes de entrar para a trupe de “Didi Mocó”.
O que achou dessa extensa lista? De alguma forma, todos pensaram na arquitetura como uma possível chance de carreira produtiva, e muitos desenvolveram a paixão pela arte de projetar, mas por algum motivo trilharam outros caminhos.
Conhece mais famosos que cursaram arquitetura? Diga para a gente!
Fotos: Reprodução