Top

Família constrói a casa dos seus sonhos em domo de vidro no meio do Ártico

O sobrenome da família norueguesa Hjertefølger tem um significado que representa bem a história dos seis integrantes, o casal Benjamin Hjertefølger e Ingrid Hjertefølger com seus quatro filhos: significa “seguidor de coração”, em norueguês, e tem toda a relação com a escolha da família de viver no Ártico, a 1000 km de distância da capital da Noruega, Oslo. Para isso, a família construiu uma casa dentro de um domo de vidro, a estrutura circular que, neste caso, é composta por três andares.

ambiente-blog-da-arquitetura

A família reside no local desde dezembro de 2013 e a construção da casa demonstra o quanto é possível seguirmos nossos sonhos, mesmo se as condições ao redor não forem as mais favoráveis. Neste caso, o frio rigoroso do Ártico e a distância das grande cidades não foi empecilho para a família.

interior-casa-blog-da-arquitetura

A construção chama a atenção pelos materiais utilizados, como a areia, a água e a argila, ou seja, totalmente orgânicos e que ajudam na proteção térmica – além de proporcionarem um efeito visual único. A estrutura comporta até cinco quartos.

casa-ártico-blog-da-arquitetura

A estrutura de vidro em formato arredondado é formada por uma rede de triângulos, tecendo uma verdadeira cúpula em volta da casa, que garante a proteção e um visual único.

O domo geodésico (ou cúpula geodésica) é uma estrutura arquitetônica utilizada já há milhares de anos por diferentes civilizações, uma vez que oferece estabilidade e resistência, persistindo até os dias de hoje. Outra característica dos domos geodésicos é a de que qualquer impacto aplicado à estrutura se distribui de maneira igual até a base da cúpula, devido ao formato em círculo e com os triângulos.

estrutura-blog-da-arquitetura

A família ainda tem a possibilidade de cultivar suas próprias frutas e legumes em um jardim. Para Ingrid Hjertefølger, a casa proporciona uma serenidade única, e considera que esta é uma das recompensas por ela e sua família seguirem seus corações. Alguém duvida disso?

Imagens: Reprodução

Referências: Portal Vírgula, Hypeness