
Falta de moradia? Que tal prédio feitos de contêineres?
A falta de moradia é um dos maiores problemas de Mumbai, maior e mais importante cidade da Índia. Para ajudar a solucionar o problema, o escritório CRG Architects projetou um prédio de contêineres que visa substituir as favelas locais.
As principais vantagens da proposta é que, por serem reaproveitados, os contêineres são mais baratos e sustentáveis do que os materiais tradicionalmente utilizados em construções. Para abrigar o maior número possível de habitantes em uma pequena área, 2.500 contêineres empilhados em uma estrutura de concreto dão origem a duas torres cilíndricas altíssimas, uma de 400 m de altura e a outra de 200 m, com capacidade para 5 mil moradores.
A escolha por construções cilíndricas com disposições irregulares não é meramente estética: elas facilitam a passagem de ar e a ventilação natural e possibilitam espaços maiores para aberturas e janelas, mantendo as moradias mais frescas e aumentando a entrada de luz natural.
O paisagismo também foi pensado de maneira que contribua com a sustentabilidade dos prédios de contêineres: cada torre terá jardins verticais distribuídos por todos os andares, ajudando a conter as ilhas de calor que caracterizam a cidade.