
Faixas de pedestres na Índia ganham intervenção artística para diminuir acidentes
Já sabemos que as mortes ocasionadas por acidentes de trânsito são uma triste realidade em várias cidades do mundo. Um documento elaborado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta a Índia como um dos países com os maiores indicadores de morte no trânsito. Só em 2015, morreram mais de 200 mil pessoas em acidentes desse tipo, um número ainda maior que em 2014, quando o número chegou a 141.526.
Pensando em medidas que pudessem diminuir esses índices, o governo da Índia resolveu investir na arte de rua como medida de segurança. A ideia é pintar as faixas de pedestres com efeitos 3D, com intuito de tornar as ruas mais seguras para os pedestres. O comunicado foi anunciado no Twitter pelo ministro de transporte, Nitin Gadkari.

Recentemente autoridades removeram redutores de velocidade das ruas, por acreditarem que eles representam um risco ainda maior para os carros em alta velocidade. Então, essa ideia de pintar as faixas surgiu como uma alternativa para proteger o cidadão. Acredita-se que a ilusão de ótica provocada pelas pinturas leva os condutores a reduzirem a velocidade quando vissem as faixas “flutuantes”.
Algumas cidades, como Ahmedabad e Chennai, já possuem faixas 3D pintadas por artistas. Isso mostra que a arte urbana pode contribuir e prestar serviços para população. Já existem em diversos outros países intervenções artísticas em faixas de pedestres, a diferença é que essas estão sendo incentivadas e financiadas pelo governo, como uma medida de segurança pública.

+E no Brasil?
No Brasil, na cidade de Curitiba, em 2010, através de um projeto chamado “Arte na Faixa”, vários cruzamentos receberam intervenções artísticas. O projeto foi realizado pela prefeitura da cidade, que escolheu locais com grande fluxo de circulação para pintar as faixas e chamar a atenção das pessoas. Quando o pedestre atravessava a faixa, ele lia a mensagem “agora que a viu, atravesse na faixa de pedestre” – uma maneira de conscientizar as pessoas da importância de se atravessar na faixa de pedestres e evitar muitos acidentes.
Apesar da boa intenção, alguns especialistas enxergam a aplicação de ilusão de ótica nas faixas com receio. Para eles, muitos condutores depois de saberem que se trata de uma pintura, podem vir a ignorar as faixas, além de acreditarem que somente isso não leva em consideração a segurança de um grande número de pedestres.
E você? O que acha de iniciativas como essa?
Fonte: Archdaily