
Fachadas verdes na arquitetura vietnamita
Uma das características que mais chama atenção na arquitetura vietnamita contemporânea é a integração dos projetos com as vegetações, especialmente as fachadas verdes. É como se arquitetura, paisagismo e urbanismo estivessem ainda mais entrelaçados, sendo a própria estrutura um organismo vivo.
Confira uma seleção do Blog da Arquitetura de casas e edifícios vietnamitas contemporâneos que prezam pela beleza e a qualidade de vida com suas fachadas verdes, além de serem sustentáveis.
+ Naman Retreat
Projetado por um dos escritórios de arquitetura mais famosos do sudeste asiático, Vo Trong Nghia Architects, o resort é um imenso complexo de lazer situado na cidade turística de Hoi An, no Vietnã. A fachada vazada do hotel Babylon – nome em referência aos mitológicos Jardins Suspensos da Babilônia – é coberta de plantas típicas da região, que proporcionam um visual único, além de conforto térmico e privacidade aos hóspedes.
Dentro do complexo cinco estrelas, o spa segue a mesma proposta. Assinado pelo MIA Design Studio, o edifício tem fachada ventilada, porém com design ainda mais moderno que o hotel, possibilitando apreciar o paisagismo de dentro do spa.
+ Casa Hanoi
Até mesmo em um centro urbano como Hanoi, capital do Vietnã e segunda maior cidade do país, é possível lançar mão do verde e criar uma fachada viva e vibrante. O projeto é assinado pelo Vo Trong Nghia Architects, que reformou completamente uma casa já existente.
+ Casa Ho Chi Minh
Localizada na maior cidade e principal centro financeiro do Vietnã, esta residência, diferentemente dos projetos anteriores, possui camadas de jardins, o que lhe confere um aspecto bastante curioso. Outro projeto incrível do Vo Trong Nghia Architects.
+ Casa Thao Dien
Construída em Ho Chi Minh, a residência assinada pelo MM++ architects tem um grande jardim vertical que proporciona integração com o paisagismo ao redor, conferindo aspecto tropical ao projeto.