
Fachadas coloridas que encantam!
Cor é o que não falta nestas fachadas inspiradoras, sejam destinos turísticos famosos, bairros históricos ou obras de arquitetura contemporânea. As diferentes tonalidades dão um charme irresistível a estes locais, quebrando a monotonia e tornando-os monumentos para cliques perfeitos.
O bairro de Little India (Pequena Índia), em Cingapura, possui um cenário urbano colorido e vibrante, graças às fachadas que parecem ter saído direto de ilustrações de livros infantis, com paredes que servem de telas para obras de arte modernas.
A imagem abaixo é do Beco Wijdesteeg, em Amsterdã, na Holanda, após uma intervenção de street art, que o deixou colorido e impressionante. Resta saber se o trabalho foi temporário ou se o local ainda exibe as fachadas coloridas e o chão divertido.
Um dos pontos turísticos favoritos dos brasileiros que visitam Buenos Aires, na Argentina, o Caminito é uma rua localizada no bairro de La Boca. Famosa pelas coloridas fachadas, no final da década de 1950 ela foi oficialmente transformada em rua-museu.
Os antigos casarios do Quadrado de Trancoso, famoso distrito de Porto Seguro, na Bahia, estão em completa harmonia com o clima praiano e tropical da região, além de serem patrimônios históricos.
Cor é o elemento-chave nas fachadas contemporâneas projetadas pela arquiteta francesa Emmanuelle Moureaux, que tem um escritório de arquitetura em Tóquio, no Japão. Abaixo, o Sugamo Shinkin Bank, na cidade de Kawaguchi.
O Izola Social Housing, na Eslovênia, é um conjunto de edifícios residenciais, do OFIS arhitekti, que utiliza as cores para proporcionar mais leveza aos projetos que, por si só, já são bastante inusitados.