Top

Fachada de prédio responde a estímulos climáticos

tecnologia_01_blog-da-arquitetura

A incorporação de tecnologia na arquitetura proporciona mais benefícios do que os olhos podem enxergar. Além da estética, ela pode trazer resultados vantajosos para o meio ambiente e para o bolso de quem investe em grandes ideias – algumas delas, até mesmo ambiciosas, como o exemplo a seguir.

Em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, os edifícios comerciais Al Bahar Towers encantam pela beleza da arquitetura, potencializada por painéis triangulares que conferem uma fachada diferente aos prédios: eles dobram e esticam, conforme a especificação. No entanto, a tecnologia não oferece meramente um destaque visual, pois as peças servem para reter ou permitir a passagem de luz solar.

Imagine que dois edifícios de 145 metros de altura precisem consumir muita energia para refrescar os ambientes internos quando, lá fora, a temperatura chega a alcançar escaldantes 40ºC. Com esses painéis, que funcionam como protetores, é possível amenizar até 50% do calor nos dias mais quentes.

A solução inovadora permite que os protetores sejam controlados eletronicamente. Ela possibilita, ainda, que as Al Bahar Towers respeitem a lei que restringe o uso de aparelhos de ar-condicionado. Assim, os prédios respeitam as normas e ninguém precisa passar calor, podendo trabalhar em um ambiente com temperatura mais agradável.

tecnologia_03_blog-da-arquitetura

Quem assina o projeto das torres é a Aedas Architects, uma das maiores e mais reconhecidas empresas de arquitetura do mundo, com grandes projetos espalhados por diversos países asiáticos. A beleza, é claro, não ficou de fora do projeto: o design dos painéis é inspirado no muxarabi, elemento tradicional árabe caracterizado por ser vazado, combinando estética e funcionalidade. O muxarabi costuma ser instalado em janelas, reduzindo a incidência de luz.

No mesmo ano em que as Al Bahar Towers foram inauguradas, a Aedas Architects recebeu prêmio pelo projeto: o Tall Building Innovation Award, concedido pelo Council on Tall Buildings and Urban Habitat (Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano), que reconheceu a inovação dos painéis. Realmente, é uma grande ideia que poderia ser aplicada nos novos edifícios das grandes metrópoles, não é mesmo?

tecnologia_02_blog-da-arquitetura

Fontes: ArchDaily e eCycle