
Expert em parkour filma sua experiência na maior pista do mundo
Com certeza você já ouviu falar em parkour. Mas caso ainda não saiba ao certo do que se trata, a gente explica: é uma técnica que aproveita as habilidades de quem pratica ir de um ponto a outro de maneira mais eficiente. Tudo é feito com movimentos rápidos, porém calculados, combinando várias manobras para superar obstáculos.
Embora a ideia do parkour seja a prática em cenários urbanos, existem vários parques pelo mundo voltados aos traceurs (como são chamados quem pratica o esporte). Porém, nenhum supera uma pista localizada na montanha de Tianmen, em Zhangjiajie, na China. Afinal, é a maior do mundo.
Com inclinação média de 45 graus, a pista contém 999 etapas, proporcionando saltos com cinco a 10 metros de altura. Ou seja, não é para os fracos nem amadores. Uma das pessoas corajosas que decidiu se aventurar nesse percurso é o norte-americano Calen Chan.

Coragem e ousadia
O traceur de 19 anos de idade se equipou com uma câmera GoPro e saiu correndo pela pista, filmando tudo. Um fato curioso é que ele prendeu a câmera na própria boca. O resultado é um vídeo de mais de três minutos, que acompanha a descida de Chan do início ao fim.
Confira abaixo o vídeo feito em POV (point of view, ou seja, ponto de vista) pelo traceur enquanto ele percorria essa impressionante pista:
Segundo Chan, o comprimento do percurso chinês equivale a três campos de futebol americano. Ele parece saltar com tanta facilidade que é difícil acreditar que se trata de um ser humano. Mas, ele conta que o percurso não foi nada fácil. Muito pelo contrário: além de tudo, ele precisou desviar de centenas de turistas.
“Obviamente, foi difícil, e eu não consegui, fisicamente, correr até o fim todo o caminho de quedas mortais sem diminuir a velocidade, mas fiz o meu melhor”. Nós acreditamos em você, Chan.
Fontes: Mashable, Mundo Estranho, Shanghaiist e Neatorama.