
Exemplo de paisagismo, casa no Vietnã tem projeto especial de jardim suspenso

Conhecido mundialmente pelos projetos que privilegiam o uso de vegetação natural em fachadas e telhados, tanto de edifícios como residências, o estúdio vietnamita Vo Trong Nghia Architects investe na arquitetura verde sem esbarrar nos clichês.
Prova disso é esta casa de 235 metros quadrados em Nha Trang, no Vietnã, que atendeu de maneira surpreendente o desejo do cliente de ter um amplo jardim. Sem abrir mão de uma residência espaçosa e arejada, os arquitetos planejaram a área verde no terraço, aproveitando o último andar para inserir plantas de porte médio e vegetações menores.

Desafios e adaptações
Para viabilizar o jardim suspenso, a equipe do Vo Trong Nghia, que trabalhou em conjunto com o arquiteto japonês Masaaki Iwamoto, precisou respeitar regras locais que estabelecem telhados inclinados e com 50% da área coberta por telhas cinzentas ou terracota alaranjada.
Para isso, o telhado foi dividido em faixas paralelas, alternando as vegetações e o revestimento requisitado. No entanto, a presença do verde não se resume à cobertura da casa de dois pavimentos: pátios interiores e aberturas proporcionam luz natural, facilitam a circulação de ar e são preenchidos por plantas.

O layout interno, por sua vez, foi ditado pelo jardim suspenso. A profundidade necessária para as faixas de plantas fez com que banheiros, áreas de serviço e corredores fossem posicionados abaixo delas, enquanto salas, cozinha e dormitórios estão sob os terraços e possuem teto mais alto.
A fácil acessibilidade para o jardim, que foi projetado em forma de degraus, fez com que se tornasse uma espécie de parque de bolso aberto à vizinhança, conectando-se à exuberante paisagem montanhosa. Por isso, mais do que uma casa, o projeto se tornou um serviço para a comunidade.



Fotos: Hiroyuki Oki. Fontes: DesignBoom e Dezeen.