Top

Estrutura contra terremotos e condições climáticas é desenvolvida no Peru

 

Terremotos inesperados, mudanças climáticas bruscas, possibilidades de inundações. Estes são alguns dos fenômenos, muitos deles influenciados pelo El Niño, que podem acontecer na costa do Peru. Além disso, a região apresenta um clima árido e poucas chuvas, ou seja, uma condição geográfica específica e com situações de risco aos moradores locais.

Como fazer para se proteger de um terremoto ou de um maremoto que podem atingir a região? Os estudantes da Pontifícia Universidade Católica do Peru, com o objetivo de trazer uma solução para proteger os moradores, desenvolveram uma estrutura diferente, denominada La Matriz.

módulo-dobrável-blog-da-arquitetura

Diferente, porque é um módulo dobrável de emergência que pode ser utilizado como refúgio temporário. Desenvolvido com placas de alumínio, com uma cobertura independente e de material reflexivo e isolante em formato que parecem escamas. O objetivo é que a estrutura seja leve, prática, econômica e bioclimática, de modo que o local seja uma alternativa de moradia em caso de destruição da casa dos moradores por um fenômeno natural.

A estrutura

O material escolhido foi o alumínio devido à sua flexibilidade e leveza. Já o condicionamento térmico é garantido por uma capa isolante de espuma e uma camada de alumínio que reflete a radiação solar. Ambos proporcionam o conforto térmico de dia e de noite.

estrutura-La-Matriz-blog-da-arquitetura

A estrutura em forma de cúpula parte de um ponto fixo central, no alto. As partes do La Matriz, em formas de pétalas, vão sendo instaladas como módulos sobrepostos e com vãos para a passagem do ar através da ventilação cruzada, o que também influencia no controle térmico.

La-Matriz-blog-da-arquitetura

A montagem da estrutura é feita próxima a uma via de fácil acesso na localidade, primeiramente com a instalação de equipamentos e máquinas no centro, enquanto os demais módulos vão sendo instalados ao redor, de maneira radial. A ideia é a construção de um complexo urbano, com até 180 módulos para abrigar os moradores.

Estrutura-blog-da-arquitetura

Sem dúvidas, trata-se de um projeto peculiar e importante para o desenvolvimento da região, como uma solução frente a desastres locais. As estruturas podem ser levadas a outras regiões e continentes que passam pela mesma situação, principalmente quando analisamos a praticidade, uma vez que para a montagem são necessárias 4 horas – se compararmos ao tempo que seria necessário para a construção de uma casa, com conforto aos moradores – e oferece abrigo para até 8 pessoas.

Peças-blog-da-arquitetura

 

Um trabalho a se inspirar, afinal a arquitetura tem, entre suas características, a busca por soluções para a sociedade, para o conforto e qualidade de vida.

La-Matriz-Peru-blog-da-arquitetura

Referência: ArchDaily. Imagens: Pontifícia Universidad Católica del Perú.