
Esses projetos mostram que é possível levar a natureza para os centros urbanos
É fato que áreas verdes nos centros urbanos ajudam a reduzir as ilhas de calor, tornando o entorno mais agradável e as temperatura mais baixas, mas nem sempre é possível construir um parque ou uma praça no meio de uma cidade.
Sem desculpas para não integrar árvores e plantas nos espaços urbanos, selecionamos alguns projetos que contribuem com o urbanismo e o paisagismo, criando áreas para os cidadãos curtirem e relaxarem.
Park(ing) Day – EUA
Em Minneapolis, nos Estados Unidos, o escritório de paisagismo Phillips Garden participou de um evento chamado PARK(ing) Day criando um parklet com árvores de pequeno porte e gramado, como se fosse uma varanda em plena avenida. Saiba mais sobre parklets neste post do BDA.

Kagome – Áustria
Batizado de Kagome, este playground verde é um projeto pop-up do PPAG architects instalado em um espaço público de Viena, na Áustria. Por estar cercado de plantas, a pele delicada das crianças fica protegida dos raios solares, enquanto elas brincam tranquilamente.

Invasión Verde – Peru
Instalada no centro histórico de Lima, no Peru, a Invasión Verde deixou a região mais amigável, com pontos para descanso formados por gramíneas e pneus reutilizados como recipientes para flores e plantas. O projeto de Genaro Alva, Claudia Ampuero, Denise Ampuero e Gloria Rojas foi colocado em prática em 2010.

Adam Kuby – EUA
A ideia é simples, mas o resultado é excelente: criar esculturas com granito e integrá-las às arvores já existentes. Assim, o público ganha bancos para descansar sob a sombra. O autor do projeto é o artista Adam Kuby e a cidade é Seattle, nos Estados Unidos.

Holanda
Esta ocupação verde, na Holanda, deu um novo propósito às caçambas: invés de jogar entulhos, que tal preenchê-las com plantas e até árvores, criando um ponto de sombra que também pode ser usado para estacionar bikes?

E aí, qual destas ideias você gostaria de ver implementada na sua cidade?
Fontes: Adam Kuby, Architizer, Instituto Ecoação, Phillips Garden e Plataforma Architectura.